Nesta semana gerou muita polêmica na cidade a informação do fechamento da agência do INSS em Batatais, localizada na Rua Celso Garcia, 82, o que certamente geraria grandes prejuízos para a população batataense e de outros municípios que para cá se dirige em busca de atendimento.
Imediatamente entramos em contato com Assessoria de Comunicação Social do INSS/SP, que nesta sexta-feira, 4 de dezembro, prestou os seguintes esclarecimentos: “A agência do INSS em Batatais está localizada num imóvel locado e que não atende aos requisitos de acessibilidade. Há atualmente cobrança do Ministério Público Federal para essa adequação, sem que o INSS tenha conseguido acordo com o locador para isso. Além disso, atualmente o INSS não necessita de um imóvel com a área atual na cidade, podendo atender o público num menor espaço físico. Isso porque há servidores que fazem a análise de processos, entre outras atividades, de forma remota, e grande parte dos atendimentos podem ser realizados pelos canais remotos (site do INSS e telefone 135), sem que a pessoa precise ir à unidade do INSS. O INSS está à procura de imóvel na região que possa se adequar às necessidades atuais e também às normas de acessibilidade. As agências do INSS estiveram sem atendimento presencial durante seis meses, até setembro, quando começou a abertura gradual e segura das unidades. Nessa retomada, o atendimento ocorre em horário reduzido, com o oferecimento de apenas alguns serviços e mediante agendamento prévio. As agências que não têm servidores fora do grupo de risco em quantidade suficiente para atendimento ao público permanecem fechadas e atendem em regime de plantão. Os contatos estão afixados em frente às unidades. A agência em Batatais não reabriu, sendo que, na região de Ribeirão Preto, voltaram a atender o público as unidades de Franca, Orlândia, Ribeirão Preto Centro e Amador Bueno, São Joaquim da Barra, Sertãozinho, São Simão, Morro Agudo e Cajuru. Destacamos que mais de 90 serviços do INSS podem ser realizados a distância, inclusive requerimento de serviços e benefícios, obtenção de extratos e simulações de aposentadoria. O principal canal de atendimento remoto é o Portal Meu INSS (aplicativo para celulares e site gov.br/meuinss)”.
Muito bem, como foi informado ‘oficialmente’ pelo INSS ‘o órgão está à procura de imóvel na região que possa se adequar às necessidades atuais e também às normas de acessibilidade’, sendo assim a população espera que as autoridades acompanhem esse procedimento e não deixem que a cidade perca mais uma importante unidade de atendimento. Se existem atendimentos modernizados, com tecnologia que permite a resolução de questões a distância, também existem procedimentos que é de extrema necessidade o contato entre o cidadão e o funcionário da repartição. Batatais já perdeu muito. Já tivemos aqui Delegacia de Ensino, Seccional de Polícia, com unidades especializadas, entre tantos outros serviços que foram transferidos para outras localidades ou deixaram de existir. A nossa cidade não pode continuar perdendo mais nada, precisa de representatividade e força política para lutar por conquistas, é o que a comunidade espera.