No último dia 4 de agosto foi publicado no site da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo matéria apresentando o sucesso das lives que vem sendo realizadas pelas lojas de nossa cidade. Na reportagem, que também foi divulgada pelo Jornal Empreenda da ACE Batatais, a ferramenta de vendas é destacada como exemplo para outras cidades, uma vez que dezenas de lojas estão revertendo esse período de crise, provocado pela pandemia, com bons negócios viabilizados na modalidade online.
As proprietárias da loja Kaju, Juliana Silva do Nascimento Melucci e Fabiana Silva do Nascimento Montes, que realizaram o primeiro evento pelo Instagram no dia 23 de junho informaram que a ideia nasceu naturalmente, devido às medidas de restrições de funcionamento e atendimento nos estabelecimentos comerciais em função da Covid-19. “A ideia de fazer a Live nasceu do que estávamos vivendo no momento, com nossas novas formas de compras. Pensamos bem, aprimoramos a ideia e partimos para a ação. Sentimos a necessidade de nos mantermos ativos e presentes no mercado e de não colocar nossos colaboradores a mercê dos programas do governo. Precisamos continuar com o faturamento ativo para mantermos nossas contas em dia. Optamos, também, por não cancelarmos os pedidos, já realizados, mantendo assim nossa parceria de mais de 25 anos”, comentou Juliana.
A Kaju então tinha um plano original para os moldes do município. “A primeira Live foi realizada no dia 23 de junho, e claro, nossa maior dificuldade foi controlar a ansiedade de encarar o novo formato de vendas. Mas a receptividade de nossos clientes e amigos, amenizou tudo e deixou o momento marcante em nossa trajetória de trabalho, depois disso tudo ficou mais tranquilo”, disse Fabiana.
Diversas outras empresas de Batatais estão realizando vendas por Lives com sucesso, como a Ponto A Calçados, Popimar, JP Modas, Monica Modas, Queda Livre, Ferônia, Bazaar, Planeta Pé, Cuca Baby Kids, Capim Limão, Nova Griff, Andreia Ribeiro, Stilly Calçados, Vest Lar, Relojoaria Rizzato, Lizote, Cecilia’s, Kilão Modas, VTN, Dezire, Lili Lingerie, Descendo a Ladeira, Cayro Bolha Azul, MG Kids entre outras.
O empresário José Eduardo Latuf Dau, da Ponto A, disse que durante o confinamento da pandemia, ele e sua esposa ficaram acompanhando o que o mundo da moda vinha fazendo em outros países, e observaram que algumas delas liquidaram seus produtos através das lives. A partir daí montaram esse formato de vender produtos ao vivo, assim como acontece nos moldes de canais de vendas 24 horas de TV.
Jesus Henderson Mantoanelli, da loja Popimar, disse que observou o que as lojas de Batatais já haviam feito e decidiu também fazer o evento. “Resolvemos fazer a nossa live também, principalmente nesse momento de distanciamento social causado pela pandemia e as vendas em queda. Os resultados são muito bons para todos. De um lado os nossos clientes são agraciados com preços incríveis nos produtos que eles tanto gostam e já conhecem a qualidade, e do outro estamos nós lojistas de todos os seguimentos, que conseguimos baixar os nossos estoques, que estavam parados por causa da pandemia, então todos saem ganhando”, disse Mantoanelli.
A empresária Eliana Fernandes, da loja JP Modas disse porque adotou a novidade como ferramenta de vendas. “Nós sempre realizamos um Feirão de Roupas e Calçados da loja, nessa época do ano. A primeira Live teve objetivo de colocar os produtos à venda, uma vez que estávamos impedidos de realizar o Feirão presencial. Deu tudo tão certo que não paramos. Quero agradecer a todas as pessoas que estão nos prestigiando”, disse Eliana, que acredita que é um formato que veio para ficar. “Pretendemos continuar com as lives pontuais, mesmo após a abertura normal do comércio”, ressaltou.