O Governado do Estado de São Paulo realizou no dia 22 de agosto, no Palácio dos Bandeirantes, a cerimônia de lançamento do Programa de Parcerias da Secretaria de Desenvolvimento Regional. Na oportunidade o Prefeito de Batatais, José Luis Romagnoli, esteve presente e pôde fazer a assinatura digital aderindo o Município a essa nova modalidade oferecida pelo Governo Paulista.
O Estado vai bonificar financeiramente os municípios paulistas que melhorarem indicadores sociais por meio de políticas públicas eficazes e inovadoras. O projeto Parcerias Municipais foi apresentado pelo Governador João Doria aos prefeitos e representantes de cerca de 450 cidades. “Fui eleito como um governador municipalista e descentralizador, minha responsabilidade é igual para com as 645 prefeituras de São Paulo. É um governo global, mas que age localmente e respeita todos os prefeitos e prefeitas”, afirmou Doria.
O programa foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, com apoio das pastas da Educação, Saúde e Segurança Pública. Trata-se da colaboração entre Estado e prefeituras para otimizar as políticas públicas de cada cidade, respeitando as características de cada localidade e reduzindo desigualdades regionais. O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, expôs aos prefeitos os objetivos e desafios estratégicos da iniciativa, além de apresentar esquemas de pactuação de resultados, uso de inteligência de dados, plataforma web e adesão on-line dos municípios ao projeto. O sistema de bônus é baseado em meritocracia na gestão pública e eficiência no cumprimento de índices previamente estipulados. A cada meta alcançada, o Governo de São Paulo oferecerá bônus financeiro para aplicação em projetos nas mesmas áreas que obtiverem a melhoria planejada. “Se uma cidade reduzir índices de roubo, por exemplo, poderá receber verba para investir em sistemas inteligentes de monitoramento. O governo vai incentivar o intercâmbio de experiências bem-sucedidas entre todos os municípios”, afirmou Vinholi. Na primeira etapa do programa, o Governo de São Paulo vai propor sete desafios para os 645 municípios para as áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública.
Prefeito teve a oportunidade de conversar com o Vice-governador e com o Secretário de Segurança
Segundo informou a Administração Municipal, o Prefeito José Luis Romagnoli, durante o evento na Capital, conversou com o Vice-governador Rodrigo Garcia, discutindo temas de interesse do município, reforçou as solicitações de emendas a Deputada Estadual Célia Leão e destacou ao Secretário de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, os pedidos feitos durante reunião com os Secretários Adjuntos na Secretaria de Segurança Pública.