5 melhores livros do século XXI para aprender e ensinar
Recorte foi feito a partir da lista dos melhores livros do século XXI, publicada no El País
POR ENTRETANTO
Recentemente, a Revista El País divulgou uma lista com as 100 melhores publicações literárias nas duas primeiras décadas do século XXI. Fruto das impressões e resenhas de 84 especialistas da literatura, muitas obras rastreiam períodos importantes da história, como as guerras mundiais, a guerra civil espanhola, o período pós-guerra, a descolonização e tantos outros momentos de grande relevância.
Entre os 100 melhores livros do século XXI indicados na lista, a Entretanto selecionou 5 deles para que os professores possa aprender, ensinar e compartilhar com seus alunos. Confira:
‘2666’, Roberto Bolaño
A obra 2666, do escritor chileno Roberto Bolanõ, figurou o primeiro lugar da lista. De acordo com os especialistas, nenhum outro autor influenciou tanto as novas gerações quanto ele. A obra foi considerada a melhor de uma produção literária “prematuramente interrompida”. O livro é composto de cinco romances, interligados por dois dramas centrais.
‘O Fim do Homem Soviético’, Svetlana Aleksiévich
Ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, entre o jornalismo e a história, a escritora ucraniana reuniu entrevistas realizadas entre 1991 e 2012 com pessoas que viveram o fim do comunismo.
‘Pós-Guerra – Uma História da Europa desde 1945’, Tony Judt
O historiador britânico mistura a vida cotidiana, a cultura e a política e mostra, de maneira clara, como estas vertentes se relacionam e influenciam. É o registro da evolução da Europa Pós-Guerra e uma obra fundamental para compreender as transformações do continente europeu nos últimos anos.
‘Persépolis’, Marjane Satrapi
Em uma história em quadrinhos, a única HQ da lista, a autora iraniana fala da revolução islâmica de 1979 pelo olhar de uma menina de apenas 10 anos que se viu obrigada a usar o véu islâmico em uma sala de aula. Uma autobiografia em quadrinhos que emocionou leitores de todo o mundo.
‘Crematório’, Rafael Chirbes
Em uma narrativa sensível, o escritor narra neste romance a corrupção urbanística na Espanha, como uma seiva que percorre todo o corpo de uma sociedade e dá valor simbólico à destruição da paisagem.
Espaço escola
Reduzir o lixo e ser cidadão – exemplo da E.E. Geraldo Tristão de Lima
Boas ações devem ser constantemente elogiadas e receber destaque na sociedade. Hoje destaco o trabalho realizado pelos alunos dos quintos anos da Escola Estadual Geraldo Tristão de Lima, que desenvolveram um projeto de meio ambiente, com a professora Sueli Aparecida Da Silva e como resultado doaram 3 potes cheios de lacres para o Rotary Club de Batatais. Ao recolher os lacres de latas de bebidas e alimentos o projeto reduz o impacto do lixo no meio ambiente e reverte para doações em cadeiras de roda. Exemplo de cidadania desde pequenos. Parabéns a todos os envolvidos.
Poesia: o velho abriga da alma
Como no próximo dia 08 de março comemoramos o Dia Internacional da MULHER, trago um belíssimo poema de Conceição Evaristo, poetisa mineira, muito conhecida no universo da literatura afro-brasileira com poemas que se referem às questões do gênero e da afirmação social e racial principalmente a partir da sua experiência como mulher negra e oriunda de uma camada social menos favorecida.
No poema “Eu-Mulher”, publicado no livro Poemas da recordação e outros movimentos (2008), temos uma amostra da poesia engajada da autora, da valorização e afirmação do corpo da mulher e da potencialidade feminina.
Eu-Mulher, de Conceição Evaristo
Uma gota de leite
me escorre entre os seios.
Uma mancha de sangue
me enfeita entre as pernas.
Meia palavra mordida
me foge da boca.
Vagos desejos insinuam esperanças.
Eu-mulher em rios vermelhos
inauguro a vida.
Em baixa voz
violento os tímpanos do mundo.
Antevejo.
Antecipo.
Antes-vivo
Antes – agora – o que há de vir.
Eu fêmea-matriz.
Eu força-motriz.
Eu-mulher
abrigo da semente
moto-contínuo
do mundo.
Fica a Dica!
Sinopse: A aprendizagem baseada em projetos (ABP) é considerada uma das práticas de ensino mais eficazes do século XXI. Os estudantes trabalham com questões e problemas reais, colaboram na criação de soluções e apresentam os resultados. Assim, tornam-se mais interessados no conteúdo de cada disciplina, aumentando seu entusiasmo pelo aprendizado e melhorando seu desempenho. O livro Aprendizagem baseada em projetos explora a ABP como abordagem de ensino diferenciado, com base em aplicações atuais da tecnologia na sala de aula. Ao longo dos capítulos, o autor apresenta diretrizes práticas para sua implementação nos ensinos fundamental, médio e superior, tornando este livro um valioso recurso para o aprimoramento profissional dos professores e para o desenvolvimento de aulas eficazes e motivadoras
Nas trilhas da Educação…
1.Inscrições abertas para o Concurso de Redação Cartas para Jovens – maiores informações site dos correios;
2.Governo de SP anuncia campanha de prevenção ao novo coranavírus;
3.Professor da rede estadual vence concurso de Mind Lab Inspira -Jefferson Lamarca leciona na Escola Estadual Ângelo Scarabucci, em Franca.