Gerou muita discussão na cidade nos últimos dias o fato da retirada dos aparelhos de radio x odontológicos das unidades básicas de saúde. Segundo o médico e Vereador Ricardo Mele trata-se de um absurdo. “A retirada dos aparelhos das UBS visa não pagar insalubridade e/ou periculosidade aos dentistas e auxiliares, ou seja, tolhendo o trabalho dos profissionais e principalmente da população. Imaginem um dente fraturado que necessita extração sem ráio x prévio. O paciente deverá se deslocar em um local único que atenderá todas as solicitações. Impossível acreditar em tal medida, impossível fazer economia prejudicando os mais pobres, impossível não ouvir os profissionais da área, impossível acreditar que um contador e uma farmacêutica entendam tudo de odontologia”, afirmou.
A Secretaria de Saúde emitiu nota sobre a questão:
A Secretaria Municipal de Saúde buscando informar a população sobre a questão das mudanças relacionadas ao trabalho odontológico, em especial aos exames de raio x, ressalta que foi realizada uma reestruturação da Rede de Atendimento Odontológico. Com base nos estudos feitos a partir do número de procedimentos de raio x dos últimos 10 anos foi obtida uma média de 4 exames diários, onde 3 destes são realizados pelo Centro de Especialidades Odontológicas.
Segundo a Secretária, Luciana Nazar Arantes, foi levado em consideração o custo deste procedimento a Administração Municipal, que tem como responsabilidade o bom uso do dinheiro público. Dessa forma, foi reorganizado o serviço, sem trazer prejuízos à população, que continuará tendo acesso ao exame de raio x com eficiência e sem demora, uma vez que os números demonstram a baixíssima indicação do procedimento pelos profissionais dentistas. Atualmente o custo operacional deste procedimento para Prefeitura em média é de R$ 300,00 enquanto o SUS paga pelo mesmo R$ 1,75. Os exames agora ficarão centralizados no Centro de Especialidades Odontológicas, localizado ao lado da UPA – Unidade de Pronto Atendimento.