/Ouvidoria da Prefeitura de Batatais tem atuação destacada após dois meses de implantação

Ouvidoria da Prefeitura de Batatais tem atuação destacada após dois meses de implantação

Foi implantado no início do mês de abril o aplicativo da Ouvidoria-Geral, da Prefeitura de Batatais, permitindo ao munícipe solicitar serviços públicos, reclamar, sugerir, conseguir informação e até denunciar. O chamado de eOuve já apresenta acessos diários. A nossa equipe de reportagem, buscando trazer detalhes dos serviços realizados pela Ouvidoria, falou com o responsável, o Advogado Roger Montenegro.

JC – Roger, a Ouvidoria vem conseguindo cumprir suas atribuições, dentro do que determina a legislação?
Roger Montenegro: Sim, com a proximidade do fim do prazo para atendimento da Lei Federal 13.460/2017, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, a Prefeitura Municipal de Batatais há quase três meses implantou a Ouvidoria, mantendo assim um canal de comunicação efetivo para registro de elogios, sugestões, reclamações, denúncias e demais pronunciamentos de usuários que tenham como objeto a prestação de serviços públicos e condutas de servidores públicos.

JC – O aplicativo que permite serviços on-line vem sendo utilizado pela comunidade?
Roger Montenegro: A população vem aderindo ao aplicativo de forma crescente, como também pelo site. Hoje é difícil você ver alguém sem smartfone, para que os leitores tenham ideia já temos 223 usuários cadastrados em nosso sistema, demonstrando assim a participação dos munícipes em melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.

JC – Quais são as maiores queixas dos munícipes?
Roger Montenegro: Ao ser implantada a Ouvidoria as maiores queixas se deram por conta da infraestrutura, principalmente a questão de iluminação e os buracos nas ruas. Com as ações tomadas pela Administração Pública, visando solucionar esses problemas, percebe-se a diminuição à essas queixas. Claro que hoje ainda temos reclamações casuais nesse sentido, sendo resolvidas as solicitações quase de imediato pela Secretaria responsável. Ainda temos reclamações de terrenos ‘particulares’ com muita sujeira e mato alto, onde a população solicita providências do Poder Público junto aos proprietários para que sejam notificados a realizarem a limpeza.

JC – Roger, em outros municípios a Ouvidoria acaba sendo um órgão que é procurado quando as outras repartições não atenderam as solicitações, ou mesmo para denúncias e críticas. Em Batatais qual tem sido o entendimento da população?
Roger Montenegro: Tem tido o mesmo entendimento. A população nos procura pelos canais disponíveis, sendo eles 0800 942 2999, aplicativo eouve, Facebook e presencial, aqui no prédio da Prefeitura, onde os munícipes expressam suas reclamações, quando não atendidos pelas repartições e secretarias, e também realizam denúncias de servidores públicos quanto ao serviço prestado.

JC – Os resultados obtidos até agora são os esperados?
Roger Montenegro: Sim, hoje nós temos num total de 182 solicitações, 64% concluído, 36% em aberto. É sempre bom esclarecer que conforme a Lei 13.460/2017, a ouvidoria encaminhará a resposta final ao usuário, observando o prazo de trinta dias, prorrogável por igual período.

JC – Deixamos o espaço aberto para mais esclarecimentos.
Roger Montenegro: Primeiramente, quero agradecer a oportunidade de poder esclarecer um pouco do papel da Ouvidoria Municipal e nos colocar a disposição do munícipe para juntos poder melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. Lembrando que o eOuve é o aplicativo que conecta o cidadão à Administração Municipal e ele deve ser baixado no celular pelo Google Play e App Store. A Ouvidoria-Geral fica aqui no prédio da Prefeitura, na Praça Doutor Paulo de Lima Correia, nº 1. Nosso e-mail: ouvidoria@batatais.sp.gov.br e o telefone de contado é o 0800 942 2999.