A aluna Adriele Aparecida Santos de Souza, do 9º ano D, da Escola Municipal Esther Vianna Bologna, localizada no bairro Antônio Romagnoli, foi medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, outros alunos receberam menção honrosa, sendo: Fernando Henrique L. do Nascimento e Luis Fernando Santos de Souza na categoria nível 1, 6º e 7º anos e Rafaela Aparecida C. Barbosa, na categoria nível 2, 8º e 9º anos.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM. Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática, a competição estimula e promove o estudo; identifica jovens talentos e incentiva seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas e promove a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Na primeira fase são feitas questões objetivas, aplicadas a todos os alunos interessados. Os alunos com melhores resultados são classificados para a segunda fase e submetidos a uma avaliação de questões abertas. No ano de 2021, devido a pandemia, a primeira fase ocorreu de forma online no período de 28 de junho a 03 de agosto; já a segunda fase foi aplicada para todos os alunos classificados no dia 06 de novembro.
“Queremos cumprimentar os alunos pela participação e pelos bons resultados, que demonstra que estamos conseguindo evoluir, mesmo com todas as adversidades do período de pandemia”, destacou o Secretário de Educação, Prof. Victor Hugo Junqueira.