A entidade também sugere a abertura das lojas em horário especial de forma facultativa a partir do dia 11 de dezembro
Segundo informações do gerente executivo da ACE Batatais, Luiz Carlos Figueiredo, a título de sugestão, as lojas ficarão abertas das 9h às 22h a partir do dia 18 de dezembro. Como até a data de elaboração do calendário de Horário Especial de fim de ano não haviam informações sobre o acordo e dissídio coletivo da classe trabalhadora comercial, não foi possível tratar o assunto como decisão e sim como sugestão.
A ACE Batatais sugere que a partir do dia 18 de dezembro, segunda-feira, todas as lojas podem começar a funcionar das 9h às 22h, seguindo em horário especial nos dias da semana até o dia 22 de dezembro, sexta-feira. No dia 23 (sábado) das 9h às 18h. No dia 24 (domingo), véspera do Natal, será facultativo horário especial das 10h às 18h.
Segundo Figueiredo, o funcionamento em horário especial do dia 11 ao dia 15 de dezembro fica facultativo, cabendo a cada empresa decidir também se abre ou não, levando em consideração que a semana em questão é a mais próxima do pagamento, ou seja, a maioria dos trabalhadores estará recebendo seus salários e, naturalmente, irão às compras.
Sobre o dia 16 de dezembro, sábado, a sugestão é de que seja facultativa a abertura das lojas das 9h às 18, no dia 17 (domingo) será facultativo o funcionamento do comércio das 10h às 14h.
“Para atender bem aos consumidores, a sugestão da ACE Batatais é de que o comércio permaneça em horário especial no dia 24 de dezembro (domingo), das 9h às 18h, porém a decisão de abrir ou não fica para cada empresa. A dica para os consumidores é que não deixem para comprar seus presentes e produtos para a ceia encima da hora. Para ter tranquilidade de escolher seus produtos, sugerimos que antecipem suas compras”, comenta o presidente da ACE Batatais, Ennio Cesar Fantacini.
Todo o comércio ficará fechado no Natal, dia 25 (segunda-feira), e no dia 26 de dezembro (terça-feira), fica à critério do empresário abrir as portas ás 13h às 18h ou mesmo permanecer fechado. Ainda segundo a ACE, os supermercados possuem horário especial de funcionamento específico e diferente das lojas. Confira o “calendário explicativo” com as datas e horários de funcionamento do comércio de Batatais. Mais informações pelo 3761-3700.
De acordo com Figueiredo, no horário especial de funcionamento do comércio os empresários devem ficar atentos às leis trabalhistas da CLT e os acordos coletivos da categoria. No caso dos colaboradores ser requisitados para o trabalho, deve-se efetuar o pagamento de horas extras ou o lançamento das horas trabalhadas em bancos de horas legalmente formalizados.