Há exatos 8 anos, o Batatais Futebol Clube escrevia seu nome de forma inesquecível na história do futebol nacional, alcançando a inédita final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o mais tradicional torneio de base do país. Neste sábado, 25 de janeiro, lembramos com emoção aquele momento histórico, quando o Fantasma da Mogiana enfrentou o poderoso Corinthians, maior campeão da competição, em uma decisão marcada pela intensidade e por uma atuação memorável do time batataense.
Em um Pacaembu lotado, o Batatais F.C. lutou bravamente e fez uma grande exibição, mas, no final, o Corinthians levou a melhor, vencendo por 2 a 1. Mesmo com a derrota, o vice-campeonato foi um feito histórico para o clube, que conquistou o respeito de todos. A equipe, composta por Gersin; Wislen, Neto, Léo Alves, Igor Tostes; Everton, Yuri Barbosa, Douglas Pote, João Leoncini; Murilo Carneiro e Thales, se comportou de forma exemplar, com uma defesa sólida e resistência até o último minuto.
A conquista do vice-campeonato foi amplamente comemorada, com direito até a uma carreata de celebração na volta para Batatais, em reconhecimento ao feito extraordinário. Naquela campanha, o goleiro Gersinho e o atacante Douglas Pote foram grandes destaques, assim como todo o elenco que superou gigantes do futebol nacional, como Ferroviária, Sport, Ponte Preta, Botafogo (atual campeão brasileiro Sub-20) e Paulista, até chegar à final contra o Corinthians.
A campanha histórica do Batatais F.C. na Copa São Paulo de 2017 ficará eternamente registrada na memória do clube, da competição e dos torcedores, como uma das maiores surpresas da história do torneio e um marco inesquecível para todos os fãs do futebol amador e da base do futebol brasileiro.