Depois de colecionar várias vitórias nas eleições municipais desde 1996, quando se elegeu pela primeira vez Prefeito de Batatais, José Luis Romagnoli conheceu no último domingo a sua primeira derrota política. A chapa de seus candidatos, o vice-prefeito Sebastião Mazzaron e seu ex-secretário de obras Carlos Pimenta, não conseguiu nem a metade dos votos alcançados pela chapa vencedora, Juninho Gaspar e Dr. Ricardinho Mele.
Durante sua trajetória política, Zé Luís se elegeu prefeito em 1996, 2004, 2008 e 2016. Também elegeu seu sucessor em 2012, o então vice-prefeito Eduardo Oliveira. Em 2000, era prefeito e abdicou de concorrer à sucessão, e manteve-se distante do processo eleitoral daquele ano, na eleição vencida pelo PT de Fernando Ferreira.
Neste ano, a derrota de Mazzaron é compartilhada com o Prefeito Zé Luís, pela sua participação efetiva na campanha, pedindo o voto nos programas de rádio e tv, que eram replicados nas redes sociais, sendo visto com os candidatos em locais diversos da cidade, além de aparecer no material político distribuído por toda a cidade na reta final de campanha. Mas, a candidatura oficial acabou não levantando voo. O carisma de Juninho e Ricardinho foram de encontro ao gosto do eleitor, que já sinalizava uma preferência para a mudança desde as eleições gerais de 2018.
Zé Luís, que sempre foi um político detalhista, trabalhando bem com os números, analisando o cenário político municipal, suas tendências e suas possibilidades, desta vez não conseguiu influenciar o processo eleitoral local, na chamada transferência de votos. Seus candidatos, Mazzaron e Pimenta, sucumbiram ao perfil de renovação de Juninho Gaspar, e pelo reconhecido trabalho do Dr. Ricardinho na área da saúde.
A vitória maiúscula de Juninho Gaspar e Ricardinho terá sido o último capítulo da carreira política de José Luis Romagnoli? Não sabemos, e a prudência diz que não é possível cravar essa possibilidade, uma vez que devemos lembrar que trata-se do político que mais vezes ocupou a cadeira de prefeito de Batatais na história de nossa cidade, o que não é pouco. Mas a renovação com o aparecimento de novas lideranças é um processo inevitável em qualquer lugar, e Batatais entra em 2021 respirando novos ares e novas expectativas. 2024 ainda é um cenário muito distante.