Nesta semana o YouTube completa 16 anos. Ao longo desta jornada a plataforma de vídeos evoluiu absurdamente, sofreu grandes mudanças e podemos dizer que reinventou o modo de se assistir vídeos na Internet. O Google o adquiriu em 2006 e isso mudou muita coisa, impulsionando o site a se tornar o maior provedor de vídeos do mundo, e na linha do tempo se transformou também na segunda maior plataforma de buscas, mantendo o Google como primeiro.
Quando falamos de buscas pela internet é muito comum o uso do YouTube como plataforma, pois em alguns aspectos já encontramos o conteúdo e o vídeo explicativo, muito mais prático em certas circunstâncias, recentemente resolvi fazer um pão em casa e queria entender melhor um processo, em instantes já tinha vários vídeos me explicando os macetes que precisaria fazer.
Quando o Google comprou o YouTube ele tinha apenas um ano de vida, e foi criado por ex-funcionários do Paypal, são eles:
Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. No princípio a plataforma tinha o objetivo de ser um lugar para compartilhar vídeos com amigos próximos, e conseguiu o feito de se tornar uma das principais ferramentas existentes na Internet, e não podemos esquecer de mencionar que também é uma das principais ferramentas de marketing nos dias de hoje.
Em seu lançamento, o visual geral da Internet era muito diferente do que é hoje, e o YouTube acompanhava estas tendências. A página inicial de sua primeira versão era totalmente limpa, mostrando apenas a logomarca e alguns filtros para se encontrar vídeos com maior facilidade.
Depois da chegada do Google a página já começou a evoluir e ganhar recursos, um deles foi a seção destinada aos vídeos que estavam sendo assistidos no momento. A disposição das informações dos vídeos em destaque também foi alterada, passando a ocupar menos espaço no display.
O motor que reproduzia os vídeos também passou por grandes mudanças, existia a logomarca do YouTube no canto vídeo, não tínhamos a fantástica opção de exibição em tela inteira, e o pior, nem mostrava o tempo da reprodução na barra de evolução.
Com um ano já registrava em média 100 milhões de visualizações de vídeos por dia, isso mesmo, por dia, o que fez que cada vez mais ganhasse investimentos para novos recursos. Em 2007 ele ganhou a opção de poder saltar cenas e começar o vídeo de determinado ponto, e para os desenvolvedores surgiu uma incrível opção, que possibilitava incorporar aquele vídeo em outros sites e aplicativos, recurso este muito usado até hoje.
Ao longo dos anos ele ganhou funcionalidades que faziam muito sucesso naquele momento e depois de um tempo evoluíam ou deixavam de existir, mas em 2009 nasceu uma aba destinada a programas de TV, inaugurando um novo modelo comercial.
Como curiosidade eu pesquisei qual foi o primeiro vídeo publicado e encontrei, foi no dia 23 de abril por Jawed Karim, um dos fundadores, o vídeo tinha o título “Me at the Zoo” (eu no zoológico), com apenas 19 segundos apresenta o executivo no zoológico de San Diego, Califórnia, falando sobre como “os elefantes são legais”. Quem quiser ver é só copiar este link: https://youtu.be/jNQXAC9IVRw.
a Nike foi a primeira marca a perceber o potencial de propaganda do YouTube, veiculando o primeiro vídeo comercial do portal. O clipe, que fez muito sucesso no Brasil e no mundo, mostrava Ronaldinho Gaúcho acertando a bola na trave repetidas vezes. O craque, naturalmente, calçava as chuteiras da empresa de itens esportivos.
Se fizermos uma comparação entre os números atuais de usuários e os dá época de seu início encontraremos dados assustadores. Em julho de 2006, o canal com mais inscritos era o LisaNova, que somava pouco mais de 1.200 inscritos e 99 mil visualizações. O canal continua ativo até hoje e reúne 510 mil inscritos.
Os canais no YouTube sempre tiveram muitos recursos, possibilitavam a personalização das páginas em diversos aspectos, trocas de cores, plano de fundo, entre outros recursos, mas com o tempo o site foi retirando grande parte destas funcionalidades e deixando apenas o Banner para o proprietário do canal utilizar e dar sua cara de dono.
O YouTube é o queridinho de muitos internautas, quando chego na casa da minha mãe é comum ela estar vendo uns vídeos de como melhorar suas técnicas para cuidar de suas plantinhas (e ela tem muitas…).
Como último destaque podemos dizer que o YouTube voou alto e saiu da Internet, encontramos ele nas Smart TV’s, em qualquer dispositivo que tenha tela e se conecte na rede, acredito que isso ainda é o começo, vocês encontrarão o YouTube em muitos lugares que nem imaginam ainda. (Ex. Na porta de sua geladeira).
Para fechar segue como de costume uma frase do fantástico Obi-Wan Kenobi de Star Wars: “Com o tempo, aprenderá a confiar em seus instintos… Então, será invencível!”.