As entidades promotoras do Festival Gastronômico di San Gennaro de Batatais decidiram, em reunião conjunta, não realizar a promoção neste ano devido à impossibilidade de utilização da praça central nos dias programados para o evento, que tradicionalmente ocorre no mês de setembro.
A festa coincidiria com as obras de revitalização da Praça Cônego Joaquim Alves, cujo cronograma, segundo a Prefeitura, será iniciado no segundo semestre. “A Administração Municipal informou que o recebimento de uma verba estadual para restauração da praça exige que as obras sejam feitas no período estabelecido”, informou Flávio Garcia Fernandes, membro da Loja Maçônica Amor e União, representando as entidades promotoras.
Desta forma, a inviabilidade de transferir uma festa dessa magnitude para outro local de Batatais em curto espaço de tempo fez com que as instituições que encabeçam o evento: lojas maçônicas Amor e União, Washington Luís e Cavaleiros de Aço, Lar São Vicente de Paulo, Rotary e Lions Club, decidissem pela transferência para 2023 o resgate da San Gennaro, que somará três anos fora do calendário de eventos da cidade.
“Entre os problemas para organizar a festa em outro local estão as necessidades de execuções de projetos elétrico e hidráulico, por exemplo, mas também pesou a redução do período para a captação de patrocínios dada a pandemia da Covid-19. Com as restrições a eventos nos meses anteriores, não havia um cenário que permitisse buscar recursos para o festival na iniciativa privada”, ressaltou Flávio.