O Dia Municipal do Rock nasceu pra homenagear 2 músicos batataenses que levaram o nome da cidade para o Brasil. Evandro Camilo, notório guitarrista, foi responsável por formar vários músicos na cidade além de ter sido aluno do saudoso Wander Taffo e membro de bandas famosas na região e no estado de São Paulo, como CODA e Irmãos McCoy, levando o som da sua guitarra e seu estilo único de tocar o instrumento para o país inteiro. E Renato Pisani, famoso pela semelhança com James Hetfield, vocalista e guitarrista do Metallica, ganhou notoriedade no Brasil, por ser a melhor banda cover do Metallica, sendo reconhecido até pelos próprios membros da banda. Também foi idealizador do melhor pub da região, o Master Rock Pub, local considerado um templo para os roqueiros da região, sendo um celeiro de bandas e local onde as pessoas que gostam de Rock, podem se sentir à vontade. Infelizmente os dois faleceram no mesmo dia, 12 de junho, um em 2019, outro em 2020. Os amigos então, todos consternados com a terrível coincidência, resolveram criar uma Lei, para que no dia 12 de junho, em Batatais se tornasse o “Dia Municipal do Rock”. Com o apoio da vereadora Anabella Pavão, o Dia Municipal do Rock tornou-se lei municipal (Lei Municipal 3715 de 7 de Julho de 2021). O evento em celebração aos dois músicos, já está na terceira edição, e agora conta com bandas de projeção nacional, sendo uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Neste ano o evento ocorrerá dia 15 de junho, em frente a Estação Cultura Editor José Olympio, com início às 15 horas. Estarão se apresentando duas bandas pratas da casa, Black Sabbath Tribute e Ratos Decriptus, e mais 4 bandas contratadas: Chromeskull, Viper, Golpe de Estado e Malvada, essa última forma somente por mulheres. Todos os amantes do rock estão convidados, lembrando que não existe cobrança de ingresso e no local terá praça de alimentação, cervejarias artesanais, feira de Vinil e acessórios. Confira um pouco de algumas das bandas confirmadas para o evento.
VIPER – foi formado em 1985 por André Matos (vocais), os irmãos Pit Passarell (baixo) e Yves Passarell (guitarra), Felipe Machado (guitarra) e Cássio Audi (bateria). O primeiro show foi no tradicional teatro Lira Paulistana, em São Paulo, em 8 de abril. Na época, todos da banda ainda eram adolescentes. Foram convidados pelo selo criado pela revista Rock Brigade para gravar seu primeiro álbum, “Soldiers of Sunrise”, lançado em 1987. O disco foi elogiado pela imprensa especializada e a banda foi convidada a fazer o show de abertura da banda Motörhead no Brasil no Ginásio do Ibirapuera, para mais de dez mil pessoas. Já abriram shows do Metallica e Kiss. Após 10 discos lançados e shows no mundo inteiro, somados a um disco ao vivo no Japão, o Viper vem a Batatais após o lançamento do aclamado disco “Timeless”, considerado o melhor lançamento do Heavy metal Nacional de 2023.
Golpe de Estado – com 36 anos de carreira e um legado indiscutível no rock nacional, autora de hits absolutos do rock tais como: “Caso Sério”, “Paixão”, “Noite de Balada” e “Olhos de Guerra”, a banda Golpe de Estado comemora o lançamento de seu novo álbum intitulado “Caosmópolis”. É conhecida por shows memoráveis.
Malvada – é uma banda de rock brasileira criada em 2020, formada somente por mulheres. Sua formação atual conta com Indira Castilho (vocais), Bruna Tsuruda (guitarra), Rafaela Reoli (baixo) e Juliana Salgado (bateria). Com mais de 150 shows feitos, a banda já se apresentou em diversas casas e festivais do país, incluindo o Rock in Rio 2022 e Best Of Blues. Em 2024, foram indicadas pelo projeto Future of Music da revista Rolling Stone Brasil.
Chromeskull – uma das maiores revelações do ano de 2023, com seu álbum Screaming To The World aclamado, pela mídia especializada como um dos melhores lançamentos de hard ‘n heavy. Chromeskull surgiu no ano de 2019, em São Paulo, porém após um processo de mudanças a banda enfim encontrou seu lugar de destaque, incorporando o visual 80’s e remetendo a bandas como Judas Priest, Accept e WASP com seu show energético e teatral. A banda transcende as fronteiras convencionais do gênero musical ao explorar sua arte de maneira inovadora e arrojada.