O entrevistado desta semana é o médico e Vice-prefeito de Batatais Dr. Ricardo Mele Filho, ou simplesmente Dr. Ricardinho. Eleito junto com Juninho Gaspar para Administração 2021/2024, ele vem conciliando as atividades no atendimento da saúde com o cargo executivo e atualiza os nossos leitores sobre os desafios que estão enfrentando à frente da gestão municipal.
JC – Bem Dr. Ricardinho, passados os dois primeiros meses de governo, qual sua avaliação do momento em que atravessa a Prefeitura de Batatais?
Dr. Ricardinho: A situação em que assumimos a Prefeitura de Batatais é extremamente preocupante. Assumimos uma cidade abandonada, triste, gravemente endividada, com obras paradas e sem recursos para darmos continuidade. Somado a isso, iniciamos nosso governo com a pandemia na fase vermelha, com 100% de ocupação de nossos leitos com pacientes com Covid-19. Estamos vivendo um momento muito triste e preocupante, mas tenho fé que venceremos e faremos um governo que ficará marcado na história da nossa cidade, são vários desafios a serem vencidos, retomada do crescimento econômico, destravando o Distrito Industrial, gerando empregos, qualificação profissional, resolver a constante falta de água investindo no setor, resolver a questão do lixo que está sendo exportado para outra cidade, limpeza e iluminação pública, segurança, saúde pública de qualidade, entre tantos outros desafios.
JC – Vocês imaginavam que a dívida consolidada, que foi herdada pela atual administração, seria tão grande? Mais de R$ 81 milhões.
Dr. Ricardinho: Não imaginávamos que a dívida fosse tão alta. Fizemos uma transição de governo com coleta de dados em todas as áreas, transição esta jamais vista em toda a história política de Batatais. Reunimos pessoas capacitadas em cada setor, e isso nos permite fazer uma projeção do que podemos fazer pela nossa cidade, com os pés no chão, com projetos factíveis. Temos apresentado esses dados para a população, e fazendo um governo transparente sempre, como prometido na campanha eleitoral.
JC – O que está sendo priorizado nestes primeiros meses de administração?
Dr. Ricardinho: Nesse primeiro momento, fizemos ações visando enxugar a máquina pública, com economia necessária para os cofres públicos, formação gradual da equipe de governo, limpeza de praças e locais públicos, limpeza do nosso almoxarifado, compra de medicamentos que estavam faltando na rede, obras de recapeamento e tornar transitável a Av. Dr. Oswaldo Scatena, e várias ações na saúde pública ligadas a pandemia, como o início da vacinação criteriosa do nosso povo.
JC – Seu trabalho na saúde foi uma das grandes alavancas da eleição de vocês. Agora, em meio à grave pandemia, o que fazer para oferecer melhores condições de atendimento à população?
Dr. Ricardinho: Na saúde, identificamos as principais ações a serem tomadas e temos trabalhado muito para melhorar o atendimento a nossa população na rede de saúde. Além das ações relativas a pandemia, fizemos a compra de medicamentos que estavam em falta, temos desburocratizado os atendimentos e encaminhamentos, facilitando e melhorando o serviço, realocamos profissionais de saúde oferecendo melhores condições de trabalho, estamos iniciando reformas estruturais importantes nas unidades básicas e na UPA, e organizando e contratando serviços e equipes para que a nossa população seja atendida aqui na nossa cidade, e com qualidade.
JC – Um dos compromissos assumidos pelos candidatos Juninho Gaspar e Dr. Ricardinho foi de realizar os mutirões de exames e cirurgias. Já existe algum planejamento para começar?
Dr. Ricardinho: Já temos até as equipes para realizar os mutirões de cirurgias e exames na nossa cidade, porém esses mutirões não podem ser realizados nesse momento por causa dos péssimos índices da pandemia, inclusive as cirurgias eletivas já foram várias vezes suspensas, e têm sido realizadas com extrema restrição e precauções. Mas o projeto dos mutirões será realidade em todo nosso governo.
JC – E a UTI Neonatal. É um projeto a médio ou longo prazo?
Dr. Ricardinho: A UTI neonatal é um projeto a médio prazo, é um projeto viável, que eu tenho conversado com vários colegas médicos pediatras e obstetras, que também enxergam o projeto com bons olhos, devido a necessidade do serviço para a nossa cidade e a região do Vale das Cachoeiras. Batatais é a única cidade polo de saúde regional que não tem UTI neonatal. No momento temos obras e projetos que foram iniciados no governo passado, e que não foram concluídos, como a ampliação da UTI e o ambulatório de Oncologia, que foi construído, mas ainda não foi credenciado. Temos que ter atenção para esses projetos que já foram iniciados, e depois buscar recursos e viabilidade para a construção da nossa UTI neonatal.
JC – Falando da grande pressão por que passa a saúde, em razão do aumento de casos da pandemia. Em sua opinião, medidas mais severas serão necessárias?
Dr. Ricardinho: Estamos vivendo o pior momento da pandemia, número de casos e óbitos maiores do que no início da doença. A preocupação de colapsar o sistema público de saúde é real e assustador, se necessário for, teremos que ter medidas mais restritivas. É importante a população voltar a entender que não temos remédios para esse vírus, o único remédio é o distanciamento social e medidas higiênicas para evitar a contaminação. O efeito da vacinação será sentido apenas a longo prazo. O momento é de união, conscientização e solidariedade.
JC – Depois de eliminar comissionados e acabar com gratificações, no primeiro mês de governo, a nova gestão está aos poucos compondo a equipe. Quando serão nomeados os responsáveis por pastas importantes como Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, por exemplo?
Dr. Ricardinho: Essa foi uma medida que gerou uma economia de R$ 300 mil reais por mês para os cofres públicos, e já havia sido anunciada pelo Prefeito Juninho, até antes de assumir o governo. O restante da equipe deve ser nomeado após três meses de governo.
JC – Como tem sido o trabalho junto com o Prefeito Juninho Gaspar?
Dr. Ricardinho: Tenho muito orgulho de ser vice-prefeito do Juninho. Ele é uma pessoa aberta ao diálogo, responsável, transparente, honesto, tem experiência política e administrativa, energia e juventude para trabalhar bastante pela nossa cidade, assim como eu é desprovido de vaidades, e tenho certeza que juntos faremos um excelente trabalho.
JC – Como é ocupar o cargo de vice-prefeito, sendo médico que atende dezenas de pessoas diariamente?
Dr. Ricardinho: Tem sido muito corrido, mas tenho conseguido conciliar, a população continua tendo em mim o médico, nas cirurgias, nos plantões, nas consultas, e agora o vice-prefeito, na Prefeitura atendendo, participando de importantes reuniões e decisões nas diversas áreas da nossa cidade.
JC – O que esperar da atual administração, especialmente para o pós-pandemia?
Dr. Ricardinho: Muito trabalho, transparência, honestidade, sinceridade e diálogo com todos os setores e com toda nossa população. Espero que possamos retomar a nossa economia no pós-pandemia e vencer os desafios e realizar todos os nossos projetos.
JC – Por fim, estamos no mês de aniversário da cidade, 182 anos de emancipação. Qual o presente que Batatais merece?
Dr. Ricardinho: Batatais merece voltar a ser uma cidade feliz, visitada, lembrada por todos, como a cidade dos mais belos jardins, como uma cidade segura, a melhor para nascer, trabalhar e viver, uma cidade com saúde pública e serviços públicos de qualidade. Parabéns aos 182 anos da nossa amada Batatais.