No último dia 26 de abril, em evento que reuniu o governador do estado, Tarcísio de Freitas com os prefeitos da região, com a presença do prefeito Juninho Gaspar, foi confirmada a conquista do Programa Vida Longa para o nosso município. Na oportunidade, os municípios agraciados foram informados que as etapas para a efetivação do convênio serão definidas e comunicadas a partir do próximo dia 20 deste mês.
O Programa tem por objetivo implantar equipamento comunitário de moradia assistida e gratuita visando a oferta de serviço socioassistencial de acolhimento em república, voltado a pessoas idosas (60 anos ou mais) sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados, independentes para as atividades da vida diária, em situação de vulnerabilidade e risco social, com renda mensal de até 02 salários mínimos. Trata-se de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, articulada com os municípios paulistas interessados.
O programa consiste em unidades autônomas, projetadas com base no Desenho Universal, contendo vários itens de segurança e acessibilidade, tais como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes, possuindo cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço.
As áreas comuns também são projetadas com recursos de acessibilidade para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso. O projeto paisagístico é diferenciado para proporcionar um ambiente agradável, e o Centro de Convívio garante um espaço comunitário adequado ao desenvolvimento das atividades previstas no Projeto Social. As áreas externas também são adequadas para promover melhor aproveitamento dos moradores, definindo áreas para horta, área de churrasqueira para refeições coletivas externas. O mobiliário prevê áreas de sombreamento trazendo maior conforto, permitindo a permanência dos idosos nas áreas externas da Vila.
Esse equipamento comunitário de moradia gratuita é especialmente projetado em condomínios horizontais de no máximo 28 unidades habitacionais, com área de convivência e integração dotadas de mobiliário básico tanto para as unidades habitacionais como para as áreas comuns.
O investimento pela Secretaria de Habitação para construção do empreendimento é a fundo perdido e o morador não paga taxa de ocupação, nem contas de água e luz.
“Trata-se de um programa muito especial, que busca atender o idoso em vulnerabilidade social. A prefeitura escolhe quem vai morar nas casas e o idoso não paga nada. É um equipamento público. A Secretaria da Habitação faz toda a construção, entrega todas as casas equipadas para a prefeitura que faz a gestão junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social. O local oferecido para a análise da Secretaria da Habitação fica na praça “Ex-combatente Altino Carloto”, nas proximidades do salão de festas da Sociedade São Vicente de Paulo, no Bairro de Vila Lídia, área legalizada no município e que atende às exigências do programa. A felicidade é imensa por termos conseguido tão importante equipamento social para a nossa cidade. Nossa história como parlamentar será positivamente marcada por tão importante conquista”, destacou a vereadora Marilda de Fatima Covas.