O Vereador Reginaldo de Oliveira, popular Sabará, na última Sessão do Legislativo falou sobre a questão do Desenvolvimento e de alguns pontos que na sua opinião, são os entraves para o pleno desenvolvimento da cidade. “É preciso urgentemente fazer a revisão do Plano Diretor, pois são diretrizes e ferramentas centrais do Planejamento de uma cidade, conforme o Estatuto das Cidades artigos 39 e 40, que regulamentou o que prevê a Constituição Federal”, afirmou.
Sabará destacou que nossa realidade, em relação outras cidades, é bastante privilegiada, pois temos Estação de Tratamento de Esgoto, Distrito Industrial comprado, com recurso do município, UTI, SAMU, logística excelente com estradas ótimas, aeroporto a 30 minutos, uma mão de obra qualificada, fruto das empresas que existem há décadas no município, além do Centro Universitário. “Temos pontos muito positivos, mas vamos aos problemas: É preciso que nosso Plano Diretor garanta a moradia, o saneamento básico, infraestrutura urbana, o transporte coletivo, serviços públicos ao trabalho e o lazer para a presente e as futuras gerações. Batatais nos últimos anos aumentou 27 novos bairros agora como conectar esses bairros com os serviços? Precisamos de uma política de incentivos para atrair indústrias, um Plano de Mobilidade Urbana em que conectamos de norte a sul leste e oeste do município com vias amplas e com condições de trânsito. Temos que trabalhar a questão de ciclo vias ou ciclo faixas, definir claramente um plano de condomínios e edifícios, trabalhar políticas ambientais afim de proteger nosso meio ambiente e principalmente o aquífero guarani”, ressaltou.
O parlamentar afirmou que é preciso chamar a sociedade para debater essas políticas através de audiências públicas, modernizar nosso Código de Obras, pois não dá para uma licença demorar como vem ocorrendo e definir o uso e ocupação do solo para que cumpra a função social da terra. “Temos que fazer com esses planos se interaja com turismo e com o lazer, definindo espaços para que os jovens possam se divertir sem incomodar vizinhos. Sei das dificuldades financeiras que o pais atravessa, porém, é preciso ter criatividade, planejamento e participação da sociedade civil organizada”, disse.
Sabará completou dizendo que pôde observar que melhorou a gestão das secretarias após a Reforma Administrativa, porém na área do Desenvolvimento ainda existe ninguém com dedicação exclusiva. “Talvez aí esteja parte dos problemas, como político posso até entender os motivos de demorar mais de 10 anos para efetivação do Distrito Industrial, mais como sindicalista e cidadão não dá. Poderemos sim ser referência na região metropolitana de Ribeirão Preto basta fazermos o dever de casa. Costumo dizer que Batatais não é cidade grande e nem pequena e que a solução é crescer, pois precisamos atender as necessidades da nossa população”, concluiu.
Homepage
>
Destaques
>
Vereador Sabará cobra revisão do Plano Diretor e Secretaria de Desenvolvimento