O Vereador Júlio do Sindicato Rural protocolou na Câmara Municipal um requerimento cobrando do Prefeito José Luis Romagnoli e da Secretária de Saúde, Luciana Nazar Arantes, explicações sobre os procedimentos que estão sendo adotados pelo Poder Executivo, com a falta de medicamentos essenciais distribuídos pelo SUS – Sistema Único de Saúde.
Segundo o parlamentar, são diárias as cobranças da população a respeito de medicamentos que estão em falta na Rede Pública. “Não sabemos se o problema está localizado em Batatais ou se já é uma questão nacional, mas vivemos aqui e temos que cobrar de quem está administrando o dinheiro da população, mesmo porque remédios de uso contínuo a pessoa não pode ficar sem, pois, corre risco de vida”, frisou.
Na justificativa do requerimento, Júlio ressaltou que o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) cobrou, e teve divulgação Nacional, uma solução por parte do Ministério da Saúde a respeito da situação dos estoques públicos de medicamentos em todos os estados da federação. O documento traça um panorama do desabastecimento, problema que se arrasta há anos, mas se agravou nos primeiros meses do governo Jair Bolsonaro. De um total de 134 remédios que são distribuídos obrigatoriamente pelo Ministério da Saúde, 25 estão com estoques zerados em todos os estados do país e outros 18 devem se esgotar rapidamente. Dois milhões de pacientes dependem de remédios que estão em falta ou que vão acabar nos próximos dias, segundo o Conass. Dentre os já esgotados, estão drogas para tratamento de doenças como câncer de mama, leucemia em crianças e inflamações diversas. “Diante disso, necessitamos de uma explicação pública, por parte da Secretaria de Saúde de Batatais, para saber quais os procedimentos estão sendo adotados para socorrer a nossa população, que não pode ficar sem os remédios controlados”, ressaltou o Vereador.
Homepage
>
Destaques
>
Vereador Júlio do Sindicato Rural cobra explicações sobre remédios que estão em falta para a população