Pesquisa da Boa Vista SCPC mostra que 51% dos empresários têm a perspectiva de um aumento no volume de vendas para o Dia dos Namorados deste ano, na comparação com igual data do ano passado. Em 2021, em meio aos efeitos da pandemia, apenas 17% esperavam alta nas vendas.
Segundo a Boa Vista, mesmo com o cenário econômico ainda delicado para o consumidor, como a inflação e a alta de juros, alguns fatores podem impulsionar o consumo no curto e médio prazo, como por exemplo a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas, bem como a liberação do saque ao FGTS, que pode beneficiar milhões de trabalhadores.
Similar ao registrado no ano anterior, 50% dos empresários declararam que as vendas desta data representam em torno de 1% a 5% do faturamento total do ano. Para 25% dos entrevistados, elas representam mais de 5% a 10% do faturamento. Para 16%, mais de 10% a 15%, e 9% disseram que representam mais de 15%.
O setor de vestuário e calçados deverá ser o mais procurado na data pelos consumidores. Outros setores como o de alimentos, eletrônicos e telefonia também deverão ter aumento na procura segundo a opinião dos empresários entrevistados.
O ticket médio para a compra do presente deste ano deverá ser em torno de R$ 171, contra os R$ 146 registrados em 2021. E a perspectiva é de que 50% dos consumidores gastem mais que nos anos anteriores.
Ano passado 33% tinham essa expectativa. Ainda de acordo com o estudo, 77% dos empresários acreditam que os consumidores não deverão ultrapassar a casa dos R$ 200 por presente. Fonte: Boa Vista SCPC