No período de 6 a 8 e 13 a 15 de setembro será realizada a 28ª edição do Festival Gastronômico e Cultural Di San Gennaro de Batatais, evento tradicional de nossa Estância Turística. Os preparativos estão sendo cuidadosamente organizados, buscando manter vivo o interesse público para com a cultura trazida pelos imigrantes italianos. As instituições que compõem a Associação das Entidades Promotoras do Festival nesse ano são: Lions Clube, Loja Maçônica Amor e União, Apae de Batatais, Rotary Clube e a entidade coordenara Lar São Vicente de Paulo. Nessa semana, a nossa equipe de reportagem falou com Roberto Carlos Nardi, popular Zinho, que preside a Comissão Organizado do evento.
A estrutura
A montagem das tendas e infraestrutura de cozinhas e iluminação estará a cargo da Prefeitura. No caso das tendas o Município contratou e terá tudo montado duas semanas antes da Festa em função da Feira do Livro. “Basicamente a estrutura é a mesma dos últimos anos. Como a Administração contrata as tendas para a Feira do Livro já teremos tudo montado com antecedência. Alguns detalhes de disposição estamos terminando de organizar e uma das novidades, que posso adiantar, é o espaço que está sendo preparado pelo Padre Luiz Claudemir Botteon, pró-reitor do Centro Universitário Claretiano. Será bem destacada a riqueza da imigração Italiana e os visitantes serão convidados para conhecer o nosso Centro Universitário”, informou Zinho.
Tema e shows confirmados
A 28ª edição do Festival Gastronômico de San Gennaro tem como tema escolhido ‘Mangia Bene com La Música Italiana’. “Foram várias sugestões e, depois de muitos debates com os membros da Comissão Organizadora, resolvemos escolher como tema a riqueza da música italiana, que tem tudo a ver com um evento cercado de alegria, de sensibilidade e emoção”, ressaltou o presidente.
Os shows confirmados são: Banda Brasil 2000, no dia 6; Os Demônios da Garoa, no dia 7; Samba de Gaveta, dia 13; Viva Itália, dia 14 e Túnel do Tempo, no dia 15. “Na próxima semana estaremos divulgando toda a grade, mas já temos atrações que são maravilhosas, como ‘Os Demônios da Garoa’, que estarão voltando para Batatais sem nenhum custo para a Festa. Conseguimos com o trabalho da Unimed a vinda do grupo pelo Circuito Sescoop/SP de Cultura. O Matassa me confirmou também, para a nossa alegria e satisfação, a apresentação de grupos locais, sendo um deles formado pelos médicos Dr. Marcelino, Dr. Sahid e Dr. Ricardinho, vai ser muito bacana. Também se apresentará o músico Sérgio Laurato e outros grupos da cidade. Somando atrações locais e as bandas de fora tenho certeza que o público vai desfrutar todas as noites de uma música bem agradável”, destacou Zinho.
Pratos típicos
A comida na San Gennaro tem toda uma tradição envolvida. Novamente as entidades apresentam os pratos fixos: panquecas, filé parmegiana, nhoque e a Fogazza. Os pratos que são do rodízio e a bebida, mantendo para 2019 o macarrão ao vivo, nhoque ao vivo, lasanha, pizza, polenta e frango, além da berinjela recheada, que foi incorporada ao cardápio há três anos, agradando os paladares dos frequentadores. “A ideia da berinjela foi trazida na época pelo Padre Botteon e agradou, então se mantém como todos os outros pratos tradicionais. A população e os visitantes colaboram com as nossas entidades apreciando uma comida preparada com muito carinho”, ressaltou.
Exposição de Veículos Antigos e Encontro de Motociclistas
A programação da San Gennaro tem no primeiro domingo, dia 8 de setembro, o Encontro de Motociclistas. Já a Exposição de Veículos Antigos ocorrerá no dia 15 de setembro. “São atrações grandiosas que atraem os batataenses e muitos turistas, inclusive o Matassa estará em Passos nesse sábado para convidar os motociclistas para que venham em grande número. No caso da Exposição de Carros Antigos, o amigo Luís Cury, da Associação Batataense de Antigomobilismo, também está se empenhando, junto com sua diretoria, para chamar os expositores”.
A importância do evento
Como sempre ocorre, o Festival tem foco totalmente beneficente, sendo promovido através da união de esforços das instituições que compõem a ‘Associação das Entidades Promotoras do Festival Gastronômico e Cultural Di San Gennaro de Batatais’, criada em 1993 exclusivamente para planejar, organizar, executar e promover o evento. Desde sua criação o sucesso se faz com a participação direta dos voluntários, membros e convidados das entidades, que com seus esforços e muito trabalho, revertem os valores apurados para sua utilização no custeio das atividades sociais e filantrópicas. “Gostaria de deixar o convite pra toda comunidade para que participe da nossa Festa, que sempre mantém um ambiente familiar e agradável. Pra mim tem sido uma experiência única poder ajudar nessa realização. É o primeiro ano que o Lar tomou frente, como entidade promotora, recebi o convite aceitei. A diretoria é pequena, pouca gente, mas no final vai ser de muito valor para os assistidos do Lar São Vicente de Paulo e demais entidades participantes. Quero lembrar que além de tudo o que falamos, teremos a missa em Italiano, com Canto Gregoriano, no dia 13, às 19 horas e algumas novidades que estaremos apresentando nas próximas semanas”, finalizou Zinho (foto).