O vazamento de dados de pessoas que testaram positivo para Covid-19 nesta semana em Batatais gerou muita polêmica em discussões pelas redes sociais e acabou virando caso de polícia. Uma lista com cerca de 100 nomes, com números de prontuários, endereços e outras informações, que devem ser de controle interno da saúde pública, vazou justamente no momento onde a cidade enfrenta um novo surto da doença.
A Prefeitura divulgou uma nota onde admitiu que houve o vazamento e que acionou a Polícia Civil e instaurou um processo interno para apurar as responsabilidades. Veja o que diz na íntegra o comunicado:
“A Prefeitura de Batatais, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foi elaborado um boletim de ocorrência e instaurada sindicância interna para apurar o vazamento de informações sobre pacientes que testaram positivo para Covid-19 nos últimos dias. A Administração Municipal, com o envolvimento e dedicação dos profissionais da saúde, vem trabalhando diariamente no enfrentamento da pandemia e isso seguirá da melhor forma possível sempre em atenção e respeito a cada cidadão batataense, ressaltando que é repudiada a ingerência dos dados que são exclusivamente para controle interno nas ações mantidas pela Vigilância em Saúde. Ressaltamos que todas as medidas administrativas cabíveis serão tomadas, visando apurar o responsável pelo vazamento no âmbito da administração municipal para serem aplicadas, posteriormente, as sanções administrativas previstas na legislação federal”.