A Secretaria Municipal de Saúde, que segue o trabalho de enfrentamento a Covid-19, informa a população que foram detectados dois casos de pacientes de Batatais que contraíram a variante BA.2 da Covid-19, sendo um de amostra coletada dia 17 de fevereiro e outro no dia 24 do mesmo mês. A confirmação é do Instituto Butantan, que fez o sequenciamento.
A BA.2, uma subvariante da Omicron, que causou o novo surto da doença no início deste ano, é mais contagiosa, mas os estudos preliminares apontam que os sintomas tendem a ser mais leves para os pacientes que seguiram as recomendações e tomaram todas as doses disponíveis da campanha de vacinação. Já indivíduos não vacinados e imunocomprometidos seguem em maior risco de ter quadros graves.
Os números de casos registrados na cidade se mantêm baixos e, segundo a Secretária de Saúde, Bruna Toneti, o trabalho de monitoramento é permanente, sempre buscando orientar a população, que deve manter os cuidados de higienização dos ambientes, principalmente.
O município de Batatais já soma 14642 casos da doença, com 198 mortes registradas desde o início da pandemia. Até o fechamento desta edição havia 51 pessoas em isolamento domiciliar, com a confirmação para covid, e nenhuma internação hospitalar.
Batatais chega a 89,04% da população vacinada contra a Covid
O município de Batatais atingiu a marca de 89,04% da população com ciclo vacinal iniciado contra a Covid-19. Foram aplicadas até agora 149.107 doses da vacina, sendo 54.628 na primeira etapa, 50.951 na segunda, 42.078 na dose adicional e 1450, da dose única.
“Os nossos profissionais têm trabalhado intensamente na campanha de vacinação desde o momento da disponibilização. Ampliar a cobertura é o nosso objetivo diário, porque quanto mais vacinas forem aplicadas, maior será a proteção da nossa comunidade. Quero, em nome da Administração, agradecer a todos os colaboradores, parceiros e a população em geral que vem compreendendo a importância desse trabalho, que salva vidas”, destacou a Secretária de Saúde, Bruna Toneti.