Olá pessoal, hoje resolvi trazer um assunto leve, saindo um pouco de temas muito técnicos e me distanciando dos assuntos política e Covid. Vamos falar de um joguinho muito legal que está agitando a galera adolescente, e também alguns outros perfis.
Assim como a moda, os ciclos trazem de volta de forma repaginada tendências, isso acontece também em cenários tecnológicos, que muitas vezes recriam objetos, processos e até brincadeiras de outros tempos.
Em 1977 a fabricante de brinquedos Estrela trouxe para o Brasil o jogo Detetive, e pasmem, este jogo foi criado na Inglaterra em 1949, lembram dos ciclos? De tempos em tempos os jogos se reinventam e viram febre novamente. Para se jogar era necessário reunir uma galerinha, amigos, família, vizinhos, e por aí vai. A dinâmica do jogo sempre foi encontrar o assassino que se esconde utilizando a inteligência e a dissimulação.
O jogo Detetive foi repaginado para se jogar on-line, e lançado em junho de 2018 com o nome “Among Us”, que traduzido significa “Entre nós”, seu lançamento não provocou nenhum tipo de ruído, não gerou impacto, sequer foi comentado em larga escala, isso normalmente pode acontecer com produtores independentes, e neste caso não foi diferente. Mas isso tudo mudou quando fomos obrigados a viver em uma pandemia, e de repente este simples joguinho virou uma febre.
Isso se deve porque além de contar com uma dinâmica estratégica e, ao mesmo tempo, fácil de aprender, o game se pauta no blefe dos jogadores, o que faz com que às vezes seja conveniente mentir para obter uma vitória. Mas o principal efeito desta dinâmica está em reunir os amigos, ficar por horas conversando sobre outros assuntos nos intervalos e até durante jogo.
Nesta versão os jogadores são chamados de tripulantes, e eles vencem quando conseguem cumprir todas as tarefas, o que é muito difícil, ou mesmo depois de ejetarem todos os impostores da nave. Já os impostores saem vitoriosos quando sabotam a aeronave com sucesso ou em casos em que matam a maioria dos tripulantes.
Um ponto interessante é que cada jogador só descobre se é tripulante ou impostor quando o jogo começa e ninguém sabe quem é quem — o que cria uma tensão de investigar possíveis suspeitos. Quando surgem provas, como ver um tripulante correndo atrás de outro, saindo de um duto (ação exclusiva de impostores) ou fazendo movimentos suspeitos, uma reunião pode ser convocada para deliberar sobre quem pode ser o impostor. Quando um cadáver é encontrado alguém vai reportar o assassinato. E é aí que a discórdia esperada começa. Os personagens parecem feitos de gelatinas, o que alivia a imagem quando pensamos em assassinato, o jogo não é violento, o foco está na investigação, na estratégia.
O Among Us esta cada vez mais popular por sua simplicidade, e agora muito mais porque os streamers famosos estão jogando, incluindo até o Neymar Jr, nosso craque da seleção e do Paris Saint-Germain. Então o pessoal se junta para jogar ou assistir os famosos jogando, surgem boas gargalhadas vendo as bizarrices que acontecem e normalmente rola bastante discórdia, agitando estes momentos de descontração.
Você pode jogar nos smartphones sem pagar nada, ou instalando no computador pagando R$ 10,00.
Meu objetivo aqui na realidade não é promover jogos, mas sim contar como uma brincadeira simples, que eu mesmo brincava com meus amigos e sem a necessidade de algum acessório, agora está on-line e servindo como amparo para muitos no aspecto de socialização, divertimento, e ajudando no estresse criado pelo isolamento.
Existem outros jogos ou ferramentas de entretenimento que estão ganhando muita força devido ao momento que estamos vivendo, vamos acompanhar de perto e aproveitar um pouquinho disso.
E para fechar vai uma frase muito importante de StarWars: Treine a si mesmo a deixar partir tudo que teme perder.