A Usina Batatais vem conseguindo manter suas atividades, com planejamento e extrema organização, mesmo nesse período de pandemia, e serve de exemplo empresarial. Nos últimos dias a divulgação de que o recorde diário de produção havia sido batido chamou a atenção da comunidade. O fato ocorreu no dia 17 de maio quando foram processadas 21.414 toneladas de cana, superando o recorde anterior de 21.195 toneladas, registrado em 22 de junho do ano passado.
Questionada sobre as perspectivas para os próximos meses, a Usina nos informou que de junho a dezembro o planejamento é de uma boa safra pela frente, pois o canavial está com uma produtividade acima da estimativa. O plano de moagem da safra 20/21, que teve seu início no dia 3 de março e vai até 18 de dezembro, previsto inicialmente para 4.150.000 toneladas, poderá chegar a 4.250.000 toneladas de cana, em função da boa performance agrícola e industrial.
A Usina Batatais exerce uma atividade considerada essencial, dessa forma, apesar de ter havido uma redução na demanda dos produtos, especialmente em relação ao combustível etanol, foi mantido o ritmo normal de operação, mantendo os empregos. “Tomamos várias medidas no sentido de reduzir e adiar gastos, para preservar a saúde operacional e a sólida situação financeira da empresa. As incertezas ainda são grandes, mas estamos dedicados e faremos todos os esforços para preservar os empregos, de todos os colaboradores”, informou a empresa por meio de sua Assessoria de Imprensa.
Adaptações realizadas para prevenção ao coronavírus
A Usina Batatais elegeu a proteção, a segurança e a saúde dos colaboradores como a maior prioridade. Foram adequados os meios de transporte; as estruturas internas e adotados procedimentos destinados à proteção mútua dos colaboradores e de terceiros, que de várias formas participam das atividades. “Investimos em ações de Comunicação para sensibilizar a conscientizar as pessoas sobre como evitar os riscos de contágio, dentro e fora da empresa, uma vez que o vírus é um inimigo invisível e pode ser letal. Estamos atentos às recomendações dos órgãos de saúde e buscamos, diariamente, aprimorar nosso Plano de Ações de Combate à Covid-19, visando garantir a saúde e a vida de todos, pois entendemos que este é o nosso bem maior”, informou.
Ações para a comunidade
De acordo com a empresa, o momento difícil necessita de apoio a comunidade e ela vem se dedicando também ao atendimento por meio de doações de álcool 70% para higienização de asilos, serviços de saúde, órgãos públicos, e entidades beneficentes. A Usina Batatais apoia ainda a Secretaria Municipal de Saúde na desinfecção de ruas com grande fluxo de pessoas e áreas externas de postos de saúde com aplicação de produtos em seus caminhões pipa.