Olá pessoal, mais uma vez falaremos sobre redes sociais, desta vez o motivo é o lançamento da nova rede social do Instagram, o Threads, e ambos pertencem a empresa Meta, que também é dona do Facebook e WhatsApp.
Muitos estão falando que esta é a nova rede social do Meta, mas o correto é falar que é a nova rede social do Instagram, isso mesmo, uma rede dentro de outra rede.
Seu lançamento ocorreu dia 5/07, e desde então tenho acompanhado as primeiras impressões dos usuários e as notícias que percorrem o mundo.
Esta nova rede social permite aos usuários postarem mensagens curtas que podem ser curtidas, compartilhadas e comentadas. A empresa define a rede social como uma plataforma de conversas de texto do Instagram. Mas é importante ressaltar que também podemos publicar vídeos e imagens, mas seu propósito principal é outro.
As redes sociais normalmente nascem com propósitos distintos, o próprio Instagram nasceu como uma rede para compartilhar fotos ou imagens, assim como o Facebook ligava pessoas conhecidas e o Twitter uma rede para publicação de mensagens curtas. Apesar de caminhos diferentes, normalmente elas permitem conteúdos mais amplos, incluindo vídeos, imagens, textos, e por aí vai.
Nesta singela explicação dos propósitos vocês perceberam que tem uma que nasceu com o mesmo objetivo da Threads?
Isso mesmo, o Twitter de Elon Musk.
O Twitter é uma rede social com mais de uma década, que tem pouco mais de 350 milhões de usuários e é muito usada para viralizar opiniões no dia a dia, em programas ao vivo, nas eleições, e em muitas aplicações semelhantes. Seus usuários tendem a ser fiéis, porém o crescimento desta rede passou a ser discreto, e posso dizer que até polemico, pois, seu novo proprietário nem sempre agrada com as decisões que toma.
De onde veio o nome?
Uma curiosidade é que o nome da nova rede social veio do nome que se dá ao processo de respostas encadeadas dentro do Twitter, isso mesmo, quando se cria uma Thread, ou em português, um Fio, por isso sua logomarca lembra uma linha.
A estratégia de lançamento desta nova rede foi matadora, ao se criar uma conta pode-se levar todos os contatos já existentes no Instagram, e conforme eles também vão entrando na rede, as relações vão se formando. Em poucos dias conseguiu milhões de usuários, isso mesmo, muitos milhões.
Os principais recursos são:
O Threads é voltado para conexões mais próximas e pessoais. Os usuários podem criar uma lista de amigos íntimos do Instagram, compartilhando atualizações e conteúdo apenas com esse grupo selecionado. O foco é na comunicação privada e na conexão com amigos próximos.
Permite que os usuários compartilhem fotos, vídeos e atualizações com seus amigos íntimos. Os usuários podem criar stories, enviar mensagens diretas e compartilhar automaticamente informações sobre localização, velocidade e nível de bateria. A ênfase está no compartilhamento de conteúdo visual com um grupo selecionado.
O Threads é projetado para ser uma rede social mais privada. Os usuários têm controle sobre quem está em sua lista de amigos íntimos e podem compartilhar conteúdo apenas com esse grupo específico. O objetivo é criar uma experiência mais íntima e pessoal.
Uma das características inovadoras que definem o Threads é o recurso de “Status Automático”. Ao ativar essa função, os usuários podem compartilhar automaticamente informações relevantes sobre sua localização, velocidade e nível de bateria com seus amigos selecionados. Essas atualizações são exibidas em uma linha do tempo, permitindo que os amigos acompanhem as atividades uns dos outros de maneira discreta e segura. Essa transparência, combinada com a privacidade da rede, fortalece os laços de confiança e proximidade entre os amigos.
Quem está por trás deste lançamento é muito grande e não vai deixá-lo fracassar tão facilmente quantas outras redes sociais que aparecem e não conseguem se manter em evidência.
Para encerrarmos hoje segue uma frase do inesquecível Elvis Presley: “Antes que você me acuse, critique ou explore, ande uma milha nos meus sapatos.”