Olá pessoal, hoje vamos nos refugiar em um assunto que para muitos é um momento de descontração, vibração, união e muita torcida. Uma copa do mundo!
Estou sondando uma TV que gostaria de comprar e resolvi ir a uma loja física para validar alguns detalhes, ao discutir com o vendedor eis minha surpresa, muitos modelos já não estão mais disponíveis e uma atualização tecnológica está sendo lançada na maioria das marcas. Adivinhem por quê? É isso mesmo, aproveitar o desejo de assistir uma copa do mundo em uma TV nova, com mais tecnologia e normalmente maior que a que temos. Este movimento me fez pesquisar um pouco sobre o que mais teremos de tecnologias nesta copa, e trago aqui um compilado destas informações.
Vamos começar falando do país sede, o Catar, que é considerado um dos países mais ricos do mundo, fruto das exportações de petróleo e gás e por ter uma população relativamente pequena. Localizado no Golfo Pérsico, o país tem aproximadamente 11.500 km², praticamente a metade de Sergipe, o menor estado brasileiro.
Apesar da vitória na eleição da FIFA deixando países como Estados Unidos, Japão, Austrália e Coreia do Sul apenas com o sonho. A escolha não foi unanimidade na opinião pública. Em primeiro lugar porque o Catar não é uma democracia e sim um Emirado.
O que é um Emirado?
Emirado (ou ainda Emirato) é um estado politicamente estruturado em torno de um monarca denominado emir. Título de alto comando utilizado no mundo islâmico, os emires estão um grau acima dos xeques (ou sheiks) e, na perspectiva ocidental, seriam o equivalente ao príncipe.
E o que veremos de tecnologias com tanto dinheiro aplicado neste projeto?
A inteligência artificial vai apitar o jogo
Falar que a IA (Inteligência artificial) vai apitar o jogo é possivelmente um exagero, mas algumas regras do jogo serão monitoradas por tecnologias, a FIFA usará um sistema semiautomático envolvendo inteligência artificial para marcar impedimentos. Isso promete reduzir o tempo do VAR e elevar o recurso a outro patamar.
Como vai funcionar? No teto dos estádios, serão instaladas 12 câmeras, equipadas com recursos de machine learning, para filmar e rastrear até 29 pontos dos corpos dos jogadores durante toda a partida.
Além disso, a bola terá um chip de geolocalização sensível ao toque. Com isso, as informações do posicionamento e momento do chute são enviadas a um software e os dados são traduzidos e repassados aos operadores do VAR como forma de alerta.
A previsão é que isso tudo seja feito em questão de segundos e que os juízes em campo sejam alertados rapidamente. As informações também servirão para montar imagens 3D, que serão passadas nos telões para os torcedores tirarem suas próprias conclusões.
Tecnologias de vestir
Há algum tempo, o setor de esportes aderiu a muitas tecnologias relacionadas ao monitoramento da performance ou apoio às regras. Por exemplo, podemos ver o recurso nos relógios ou pulseiras que marcam batimentos cardíacos e se comunicam com aplicativos que apoiam nas análises.
No Catar, as camisetas dos jogadores vão usar estas tecnologias para auxiliar no treinamento. Isso será possível com a instalação de microsensores no tecido. Assim, a vestimenta conseguirá identificar a temperatura do corpo, nível de estresse, respiração, hidratação e outros sinais vitais importantes.
Por meio de bluetooth, essas roupas inteligentes também conseguirão trocar informações umas com as outras e, a partir daí, detalhar uma série de dados sobre a performance e a saúde dos atletas. Tudo isso pode ser feito em tempo real graças às soluções de conectividade.
O objetivo é permitir uma análise minuciosa e gerar insights para a equipe técnica. E, assim, até mesmo mudar táticas de jogo de acordo com o resultado.
Eu sei… ao ler isso fica a dúvida se é legal ou não tudo isso, pois o bom e velho futebol é jogado com muita ousadia, talento e raça. E será que com tudo isso o foco não estará no local errado? Eu acho que não!
O negócio é preparar o bandeirão do Brasil, nossas camisetas e torcer muito pela nossa seleção.
Para terminar vou colocar aqui algumas das frases que foram ganhadoras do concurso da copa do mundo de 2018, e todas elas foram slogan de seus ônibus.
Alemanha – Vamos escrever juntos a história
Argentina – Unidos por um sonho
Bélgica – Diabos Vermelhos em uma missão
Brasil – Mais que 5 estrelas, 200 milhões de corações
Egito – Quando você diz Faraós, o mundo todo se levanta e ouve
Espanha – Juntos somos invencíveis
França – Nossa força, nossa paixão! Vamos Le Bleus
Inglaterra – Nos leve vitoriosos
Portugal – O passado é glória, o presente é história
Suíça – Quatro idiomas, uma nação