No começo de Setembro um homem de 63 anos chegou no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, ele lutava contra um câncer desde 2017, radio e quimioterapia já haviam sido realizados, mas sem sucesso, seu quadro era gravíssimo, estava muito magro, dor nos ossos, cheio de nódulos linfáticos pelo corpo, mal podia levantar da cama, dependia da dose máxima de morfina, uma batalha entre a vida e a morte, esta estava prestes a vencer, mas não foi o que aconteceu, depois de quatro dias ele não sentia mais dores, em uma semana voltou a andar e em vinte dias os exames não detectaram células cancerígenas no corpo.
Se não houvesse a ciência talvez fosse milagre; médicos operam nessa fronteira.
Um tratamento inovador contra o câncer reprogramando células está sendo desenvolvido pela equipe do Dr. Dimas Tadeu Covas, um batataense, conceituado médico hematologista, conseguiu a remissão total da doença.
A terapia consiste na aplicação das chamadas células CAR T, elas são células de defesa do organismo e são extraídas e moldadas em laboratórios para combater um determinado tumor, reprogramando as próprias células do paciente contra a doença.
Não é nada simples, no nosso sistema imunológico temos dois tipos de células especializadas, os linfócitos B que produzem anticorpos e os linfócitos T que são os guardiões do nosso organismo, é ele que ataca as bactérias invasoras, no caso do paciente citado, o seu câncer era causado por linfócitos B doentes, a equipe do Dr. Dimas extraiu os linfócitos T da amostra de sangue e modificou-os geneticamente, eles introduziram nessas células um vetor que permite reconhecer o alvo e combate-los. Assim os linfócitos T se tornaram as células CAR T, reintroduzidas no paciente, elas reconheceram o alvo e destruíram as células cancerígenas, o paciente ficou semanas em observação e depois de uma tempestade de citocina verificou-se que as células CAR T encontraram seu alvo, esse procedimento também conhecido como “infusão de células programadas” conseguiu a remissão total das células cancerígenas. O protocolo nestes casos pede o acompanhamento por cinco anos, se nestes não houver indícios da doença significa dizer que mais uma batalha contra o câncer foi vencida e esta foi feita por um batataense.
Nos EUA tal tratamento existe, porém fica em mais de R$ 4 milhões, aqui pela plataforma do Dr. Dimas o custo poderá cair em até vinte vezes, é um grande avanço científico para o mundo todo.
Dr Dimas Tadeu Covas com sua dedicação, esforço e genial capacidade nos orgulha com sua grandeza. Um batataense ilustre.