Depois de meses de muitas cobranças e críticas, por parte dos empresários das imediações, está em andamento o último trecho contratado pela Prefeitura de Batatais para as obras de contenção de enchentes nas avenidas Dr. Oswaldo Scatena e 14 de março.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, nesse momento está sendo executada a etapa final da abertura do canal, entre as pontes implantadas no cruzamento com a Rua dos Expedicionários até o retorno, em frente ao Mercado Municipal. Ao todo estão sendo executados na obra: 101 metros de canal a céu aberto e 56 metros de canal fechado, para as pontes. Os gradis de proteção, de 90 centímetros de altura, são colocados após a conclusão de cada etapa de implantação do canal. Trata-se da adequação com redimensionamento de canalização dos córregos do Castelo e Capão, incluindo as três novas pontes sobre o Córrego do Capão. A empresa Gram Ab, ganhadora da licitação, é a responsável pela execução das obras, que reúne recursos do Ministério da Integração Nacional, somada a contrapartida municipal. Somente no trecho em finalização são R$ 2.576.981,60 aplicados.
As críticas, que se avolumaram no final do ano passado, se deram em razão do ritmo lento das obras. Na época o responsável pela empresa, Luís Barbeiro, informou que no contrato assinado com a Prefeitura, em junho de 2019, foram estabelecidos 12 meses para entrega das melhorias. Os empresários lamentaram o desencontro e falta de informação, uma vez que inicialmente foi anunciada a abertura e execução do canal em dois meses. Agora, com equipe e máquinas trabalhando diariamente, já com os materiais necessários no canteiro de obras, espera-se finalmente a conclusão das melhorias e, principalmente, o resultado positivo com a drenagem das chuvas.