A Estância Turística de Batatais, que vem se consolidando por atrair muitos visitantes com eventos tradicionais, como a Festa do Leite, a San Gennaro e o Natal Encantado, e os novos, como a Oktoberfest e o Arraiá de São João, por exemplo, agora tem mais motivos para comemorar. Além dos investimentos do poder público na reforma dos pontos de atração turística, vem crescendo o número de estabelecimentos preparados para receber visitantes, seja na parte de alimentação e hospedagem, como também para a experiência de dias especiais com passeios em fazendas, pesqueiros e sítios na zona rural do nosso município.
Nos últimos dias a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, acompanhada de integrantes do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, fez uma visita técnica a alguns estabelecimentos. Foram percorridas: a Fazenda “Morro Azul”, que fica na divida de Batatais e Jardinópolis, que oferece hospedagem, almoço nos finais de semana e passeios a quatro cachoeiras; a Fazenda do Alho, que oferece passeios monitorados muito interessantes onde são percorridos pomares, cachoeiras, construções centenárias, com muita interação com a natureza e com os animais; a Fazenda da Biquinha, onde são fabricados rapadura e cachaça, com décadas de tradição e a Fazenda Santa Olinda, onde existe um herbário, com a produção de plantas aromáticas e condimentais, que está se organizando para também receber turistas. Existe ainda a Fazenda Morada da Prata, que tem recebido eventos de cafés especiais, os pesqueiros Água de São Pedro, Santa Elisa e Pozza, e sítios e chácaras que são alugados para finais de semana. “É impressionando o potencial que temos em nosso município. Ficamos felizes porque alguns empresários estão enxergando esse segmento do turismo rural como forma de geração de emprego e renda. Hoje inclusive existem linhas de financiamento direcionadas para o turismo e Batatais tem muito a crescer nessa área”, afirmou o diretor de Turismo, José Paulo Fernandes.
A Secretaria de Cultura e Turismo vai continuar fazendo visitas técnicas em espaços na zona rural e, também, na zona urbana, buscando apoiar, divulgar e potencializar cada vez mais os atrativos batataenses. “Neste momento estamos cadastrando as informações para o ranqueamento das estâncias turísticas. Podemos afirmar que Batatais evoluiu muito em relação ao primeiro levantamento de informações apresentado ao estado. E vamos seguir esse trabalho até o final do ano quando termina essa fase de coleta de dados”, destacou a secretária Paula Simões Machado.