Já se foi a época em que veículo motorizado era artigo de luxo para família. Hoje, ter um carro na garagem é mais uma questão de necessidade do que mordomia. Segundo levantamento, a cada três casas, duas tem pelo menos um carro ou uma moto na garagem. E, em Batatais não é deferente. Com o crescimento da cidade e a pouca opção de transporte público, quase todos os moradores possuem veículos. Basta observar nos horários de pico, 7, 11 e 17 horas, com a entrada e saída do trabalho e escola para constatar o número expressivo. Podemos dizer até que Batatais já tem congestionamento em certos pontos nestes horários.
Segundo informações do responsável pela Divisão Municipal de Trânsito – DIMUTRAN, José Valter Craco (foto), os veículos licenciados em janeiro de 2019 chegaram a 42 mil unidades, entre carros, motos, ônibus, caminhões e modelos similares, como caminhonetes e tratores. “Com esses números podemos dizer que existem um porcentual de 2,44 veículo por habitante”, informou.
E com o aumento de veículos, nada mais natural do que ter o aumento de acidentes de trânsito. E devido a esse aumento, em todo país, maio foi escolhido o mês da conscientização no trânsito. A Campanha ‘Maio Amarelo’ é um movimento internacional de conscientização, dirigida aos motoristas, visando à diminuição dos índices de acidentes de trânsito. O objetivo é incentivar a sociedade a ter mais atenção pela vida. Nesse sentido, a cor amarela simboliza a atenção além de ser a sinalização de advertência no trânsito. Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de ação para a Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de Maio se tornou referência mundial para o balanço das ações que o mundo realiza. Vale lembrar que também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre, lançada em 2013. Então, com esse assunto em pauta, a reportagem do Jornal da Cidade, questionou algumas pessoas em relação ao trânsito de Batatais.
Homepage
>
Notícias
>
Gerais
>
Trânsito cada vez mais complicado: Batatais chega a 42 mil veículos circulando