A cultura tradicional de Batatais estará representada com destaque na edição 2025 do Revelando São Paulo, um dos maiores festivais de valorização do patrimônio imaterial do estado. Três representantes do município foram classificados para diferentes etapas do evento, que começa em maio e percorre cinco cidades paulistas até setembro.
Na etapa de Barretos, que acontece entre 16 e 18 de maio, Batatais terá três representantes:

Sueli Vieira Damasceno, com seu trabalho em Macramê e Patchwork;
Tatiane Rosa, com o projeto de Artesanato Sustentável em Madeira de Descarte;
João Roberto, produtor de Cachaça Artesanal, que também foi selecionado para a etapa final em São Paulo, de 25 a 28 de setembro.
Tatiane Rosa ainda representará o município na etapa de São José dos Campos, marcada para 24 a 27 de julho, levando novamente seu trabalho com madeira reaproveitada, que alia criatividade e sustentabilidade.
O Revelando SP é promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Comissão Paulista de Folclore – Patrimônio Imaterial (CPF-PI), com gestão da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). Com quase 30 anos de história, o festival busca preservar e dar visibilidade às manifestações culturais e saberes tradicionais do estado, destacando pilares como culinária típica, artesanato e folclore.

Além de promover a exposição e comercialização de produtos culturais, o evento também terá um enfoque educativo. Em 2025, o projeto vai envolver a rede de ensino local das cidades-sede, com a produção de uma cartilha pedagógica e formação de professores, que atuarão como agentes multiplicadores do conhecimento sobre a cultura tradicional paulista. A ação culmina com visitas monitoradas ao festival, permitindo que alunos tenham contato direto com as manifestações culturais abordadas em sala de aula.

O circuito de 2025 passa pelas seguintes cidades:
Barretos (16 a 18 de maio)
Iguape (19 a 22 de junho)
São José dos Campos (24 a 27 de julho)
Presidente Prudente (15 a 17 de agosto)
São Paulo – Capital (25 a 28 de setembro)
Com essa conquista, Batatais reforça sua presença no cenário cultural paulista e celebra o talento de seus artesãos e produtores, que representam não apenas a criatividade, mas também a identidade e a tradição do município.





