Em 2021 o Sistema FAESP/SENAR-SP teve uma atuação bastante efetiva na prevenção e no combate ao coronavírus. Começou fornecendo cartilhas sobre prevenção à doença no meio rural, distribuição de 3 milhões de máscaras a trabalhadores rurais e, posteriormente, realizou testes rápidos em cidades do interior paulista para o mapeamento da ocorrência de casos da Covid-19. Esse trabalho foi tema de um artigo publicado na Brazilian Journal of Global Health (Revista Brasileira de Saúde Global).
O artigo tem o título “Testagem massiva e precoce da infecção por SARS-Cov2 nos sindicatos rurais filiados à FAESP-SENAR/SP”, assinado por Fabiana Souza Fonseca (médica geriatra e professora de Semiologia pela Universidade de São Paulo), Roberto Almeida Duarte (gerente do PPSC) e Anderson Sena Barnabe (epidemiologista). O texto – que teve como objetivo descrever evidências científicas que comprovam a relevância do rastreamento de casos de SARS-COV-2 como estratégia para aferição epidemiológica do andamento da doença no Estado de São Paulo – menciona que 489.025 testes foram realizados nos 253 sindicatos rurais filiados à FAESP-SENAR/SP.
Os autores descrevem que a FAESP e o SENAR-SP firmaram um acordo de parceria com a União/Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Bio-Manguinhos para desenvolver um programa de testes para o mapeamento da COVID-19, coordenado pelo PPSC. “A campanha envolveu os Sindicatos Rurais, que contaram com o apoio das secretarias de saúde dos municípios, hospitais e serviços filantrópicos para a realização de aproximadamente 500.000 testes sorológicos para a triagem da Imunoglobulina M (IgM) em pessoas entre 10 e mais de 70 anos nas 253 regionais vinculadas à FAESP e ao SENAR” – diz o estudo.
A conclusão dos autores do artigo é de que os resultados do programa de testagem coordenado pelo PPSC “demonstraram a importância da testagem em massa para avaliar a incidência e a frequência epidêmica da COVID-19 numa determinada população”. Os esforços da FAESP/SENAR-SP e dos sindicatos rurais se somaram ao conjunto de medidas de entes públicos e privados pela manutenção das atividades dos produtores rurais paulistas, o que assegurou o fornecimento de alimentos mesmo durante o período mais grave da pandemia de Covid-19.
O trabalho incluiu os 5700 testes que foram disponibilizados em Batatais pelo Senar, em parceria com o Sindicato Rural. “Fico feliz com a ação que pudemos realizar naquele período de tamanha dificuldade e sofrimento, pois os números da Covid cresciam de forma rápida e com a testagem foi possível dar a contribuição para o monitoramento e, posterior, isolamento para os positivados, salvando muitas vidas”, lembrou Júlio Eduardo Marques Pereira, coordenador do Senar na cidade e vereador.
Homepage
>
Destaques
>
Testes durante a Covid-19, com atuação do Senar em Batatais, são destaque em revista científica internacional