As duas primeiras etapas do inquérito sorológico em Batatais, que está sendo realizado pelo Instituto Butantan, indicam que 1.85 é a incidência da contaminação na cidade. Nos dois levantamentos, foram visitadas 968 casas, com 2030 testes realizados (testes swab – antígeno viral), sendo 30 casos confirmados. “Nesse inquérito foi verificado que a taxa de ataque da infecção em Batatais é 1.85. Ou seja, se a gente considerar a população como um todo, 62 mil pessoas, e arredondando o número para 2, nós já temos 1.200 infecções ocorrendo na cidade no período”, explicou Dimas Covas, diretor do Butantan.
De acordo com os dados do instituto: 65% dos infectados estavam assintomáticos; 35% tiveram sintomas diversos da doença; 30% tinham menos de 20 anos e 95% não sabiam onde pegou. Uma nova etapa do inquérito será realizada no final da próxima semana. Ao todo são seis fases previstas, com intervalo de 15 dias entre elas. Todos os positivos encontrados no estudo passam por uma testagem de RT-PCR.
A ação faz parte do Programa Isolamento Inteligente, que tem como objetivo mapear a transmissão da Covid-19 na cidade com a testagem em massa para rastrear casos positivos e aplicar estratégias de combate à pandemia por meio do isolamento dos pacientes confirmados.
No Isolamento inteligente o município foi dividido em 11 regiões, chamadas de ‘clusters’. Em cada cluster, 32 residências são sorteadas para receber a visita dos agentes de saúde. Todos os moradores, sem limite de idade, podem realizar o teste rápido de antígeno para detectar a Covid-19. A cada 15 dias, um novo sorteio será realizado e novas casas serão selecionadas em cada cluster, em uma rotina que se repetirá por três meses. Tanto os selecionados por sorteio quanto a população em geral está sendo incentivada a baixar o aplicativo Tainá/GHM para realizar uma autoavaliação diária de possíveis sintomas, contato com infectados, hábitos de prevenção e transporte, vacinação e distanciamento.
De acordo com o Butantan, caso a autoavaliação aponte que o morador pode estar com a doença, ele será orientado a se dirigir a uma UBS e fazer um dos seguintes exames: RT-qPCR para sintomáticos ou teste rápido para assintomáticos que tiveram contato com casos suspeitos ou positivos. O aplicativo também tem a função de notificar os moradores sobre casos de Covid-19 próximos aos respectivos endereços. O instituto ressalta que a participação no projeto é voluntária e todas as informações serão mantidas sob sigilo.