Na hora de entrar em contato com as empresas, o consumidor brasileiro prefere recorrer à troca de mensagens no ambiente digital. É o que mostra pesquisa realizada pela Meta – dona do Facebook, WhatsApp e Instagram – e pela consultoria Boston Consulting Group (BCG).
O estudo, concluído em junho deste ano, aponta que 80% dos consumidores brasileiros preferem as mensagens como meio de comunicação principal para interações com as companhias. O relatório mostra, ainda, que os canais WhatsApp, Telegram, Instagram, Messenger e TikTok, além dos bate-papos de marketplaces, e-mails e SMS, foram essenciais para fidelizar clientes e aumentar a competitividade das organizações.
Além disso, 73% das companhias relataram aumento no retorno sobre investimento em publicidade (Roas) ao utilizar plataformas de mensagens. O principal motivo pelo qual os brasileiros preferem canais de mensagens está relacionado à jornada de compra. Ele destaca que muitas pessoas interagem com marcas enquanto fazem suas atividades do dia a dia, inclusive no horário de trabalho.
O estudo aponta, ainda, crescimento no uso da internet e de dispositivos móveis no Brasil, o que está criando um ambiente favorável para business messaging. A população nacional conectada ao ambiente digital é de 170 milhões, o que coloca o país na quinta colocação do ranking mundial de população digital, atrás de China, Índia, Estados Unidos e Indonésia – nessa ordem. No Brasil, 90% das pessoas conectadas possuem aplicativos de mensagens instalados em seus aparelhos. Mais de 600 milhões de mensagens são trocadas todos os dias nas plataformas, entre indivíduos e empresas no país. Com isso, 76% dos brasileiros preferem se comunicar com empresas por meio de mensagens corporativas. Desses, 75% fazem isso ao menos uma vez por semana.
Batatais: Em Batatais, segundo dados da Teleco, a população possui 70.431 linhas telefônicas de celulares, uma média de 1,2 linhas por habitante.