Olá pessoal, hoje trago boas noticias.
Quem aí está de saco cheio de receber ligações indesejadas? Como exemplo, quem trocou de operadora e ou fez portabilidade, com certeza recebe dezenas de ligações por semana com ofertas imperdíveis da operadora anterior.
Lembro que recentemente estava conversando com meus pais e tocamos no assunto das ligações indesejadas, e minha mãe comentou do desespero que fica, e disse: “Desligam na nossa cara!”.
Então vamos entender um pouco mais sobre isso.
As empresas que executam este trabalho de telemarketing têm um robô (software) que faz as ligações, e quando nós atendemos o sistema tenta encontrar um operador para transferir a ligação, mas quando não tem nenhum disponível o sistema desliga na sua cara. Sem dó. E quando isso ocorre seu número continua na lista para ele tentar novamente daqui a pouco.
A revolta que se instala com estas situações é gigantesca, pois estamos ocupados, ou mesmo em nosso momento de lazer, e somos interrompidos com um telefonema que sempre pensamos ser algo de nosso interesse, mas via de regra não é. A conduta destas empresas vem provocando um comportamento novo em muitas pessoas, e elas passaram a não atender mais a ligações desconhecidas, esta situação se reforça com a quantidade de golpes que também ocorrem com ligações semelhantes. Eu mesmo me enquadro neste perfil.
Foi publicada pela Agência Nacional de Telecomunicações em sua área de notícias do portal GOV.BR no dia 10/03 com previsão de entrada em funcionamento no dia 08/06 deste ano, o Ato nº 10.413 (Procedimento Operacional para Utilização de Recursos de Numeração), estabelecendo o prefixo 0303 para o serviço de telemarketing ativo.
O código 0303 é de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, aqueles que fazem a oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não, e com isso as empresas de telecomunicações deverão ilustrar de forma clara, no visor do aparelho telefônico esse número.
Com este destaque conseguiremos identificar claramente o objetivo da chamada e decidir atendê-la ou não, e adicionalmente poderemos instalar aplicativos que bloqueiam este tipo de chamadas.
Como já mencionei, muitas dessas chamadas são estratégias de fraude e utilizam números que não foram atribuídos pela Anatel e burlam o sistema de numeração público definido pela Agência, prática essa conhecida como spoofing, com isso podemos afirmar que o problema vai diminuir, mas não deixará de existir. Mas a Anatel diz que criou um grupo antifraude que estuda estes comportamentos para combater as tais chamadas indesejadas.
Existem alguns alertas de especialistas sobre o risco que este movimento pode trazer, um deles seria o caso de uma empresa que quer renegociar uma dívida do usuário, e quem seria prejudicado seria o consumidor. É claro que podem existir diversos impactos financeiros neste movimento, até mesmo a diminuição severa de vendas em alguns segmentos, mas todos sabemos o quão necessário foi a implantação desta medida para regular o comportamento abusivo que vinha se instalando.
Para concluir, uma frase de Gandalf (Senhor dos Anéis): “Você pode encontrar as coisas que perdeu, mas nunca as que abandonou”.