Olá pessoal, sempre falo aqui com vocês sobre algumas tecnologias que vão impactar nossas vidas no futuro, ou já estão e nem percebemos; e nestes textos sempre procuro deixar o conteúdo acessível para todos, suavizando o lado técnico, mas hoje vou contar um pouco sobre viver experiencias utilizando estas tecnologias profundamente.
Escrevo este artigo aqui para vocês em meio a minha viagem de férias com minha família, e com isso tenho tudo fresquinho em minha memória para contar para vocês sobre estes temas.
Os parques da Disney e da Universal nos Estados Unidos e no restante do mundo são conhecidos por incorporar tecnologia de ponta em suas atrações para proporcionar experiências imersivas e emocionantes aos visitantes. Algumas das principais inovações tecnológicas recentes nesses parques incluem:
Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR): Ambos os parques têm atrações que usam tecnologia de AR e VR para criar experiências imersivas. Por exemplo, a Disney oferece a atração “Star Wars: Galaxy’s Edge”, que usa a tecnologia para transportar os visitantes para o universo de Star Wars. E Não só esta atração, como diversas outras nos levam a sentir que estamos de fato naquele universo, que o Darth Vader vai nos aniquilar com o poder da força.
Tecnologia de Reconhecimento Facial: Alguns parques começaram a usar tecnologia de reconhecimento facial para a entrada e identificação de visitantes, proporcionando uma experiência mais rápida e segura. Mas o lado divertido disso é que eles criam uma biblioteca com as fotos que tiram enquanto você está vivenciando a experiencia em uma montanha russa por exemplo, e as fotos são muito, mas muito engraçadas mesmo. Claro que se você quiser pegar as fotos com qualidade você tem que pagar.
Áudio Direcional e Imersivo: A tecnologia de áudio direcional é usada em algumas atrações para criar efeitos sonoros imersivos e direcionados, garantindo que os visitantes sintam-se parte da história e sintam exatamente o que a cena quer proporcionar, se imaginem caminhando em uma pequena estrada e de repente começa a escutar vários sons de animais pequenos, médios e até muito grandes, e todos são dinossauros, e estes sons te envolvem de tal maneira que dá até vontade de correr, pois você realmente acredita que eles estão se aproximando e você já era.
Robôs e Automação: Alguns parques estão usando robôs para interagir com os visitantes, como o “G2-9T” no Galaxy’s Edge da Disney, que interage com os visitantes em uma experiência temática de Star Wars. Além disso, a automação é usada em áreas como serviços de alimentação e limpeza. Estes robôs também estão em diversos momentos das atrações, lembro da minha esposa questionar: “Isso é um robô, um holograma ou uma pessoa mesmo?”
Integração de Dispositivos Wearables (de vestir): A Disney lançou a MagicBand, uma pulseira que serve como chave do quarto, ingresso, método de pagamento e até mesmo como um dispositivo de controle para atrações interativas. E nesta linha se integrou aos relógios digitais (smartwatches), viabilizando diversas operações também por este meio.
Iluminação Inteligente e Projeções Mapeadas: Os parques incorporam sistemas de iluminação inteligente que podem criar ambientes e atmosferas dinâmicas, como o show de luzes noturnas no Castelo do parque Magic Kingdom, onde incorporam projeções e transformam a fachada em uma grande tela de cinema, unindo fogos, e sons para nos levar para um mundo encantando. É neste momento que as lágrimas caem de tanta emoção.
Sensores por todo lado (IOT): Criaram uma atração da Moana onde querem mostrar que podemos controlar a água, você levanta os braços e a água sobe, uma sequência se fios de agua se transformam em uma arpa onde você pode fazer uma musica, cortinas de agua de abrem e fecham enquanto passamos pelos corredores, a agua salta em pequenos jatos de um lado para outro como se estivesse brincando, correndo de algo. É simplesmente incrível.
Além de todo o entretenimento, temos também as tecnologias viabilizando operações, como:
Tecnologia de Segurança Avançada: Ambos os parques investem em tecnologia de segurança avançada, como câmeras de alta resolução e sistemas de monitoramento para garantir a segurança dos visitantes.
Sistemas de Filas Virtuais: Ambos os parques implementaram sistemas de filas virtuais que permitem que os visitantes reservem seus horários para atrações populares através de aplicativos móveis, poupando tempo de espera nas filas físicas.
Integração de Aplicativos Móveis: Os parques têm aplicativos móveis que permitem aos visitantes planejar suas visitas, fazer reservas, comprar ingressos e até mesmo usar seus dispositivos como chaves de quarto em hotéis dentro dos parques.
Estive aqui em 2018 e muita coisa mudou, e vi nesta visita muita coisa mudando, o que nos leva a uma reflexão simples, que para se manter em um patamar de excelência, em algo realmente incrível, precisamos nos atualizar sempre.
Para fechar hoje uma frase do Walt Disney, e esta foi difícil escolher: “Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tiver a coragem de persegui-los.”