Já falei várias vezes que tudo mudará permanentemente depois da pandemia, percebemos em 2020 grandes mudanças em diversos setores da economia mundial, o que desencadeou uma crise gigante para as empresas que não conseguiram segurar as pontas com este novo cenário, ou que não estavam preparadas para acompanhar as novas tendências de consumo que estavam aparecendo. Por outro lado, enquanto certos tipos de negócios enfrentaram dificuldades, outros surgiam com muita frequência ou criavam novas ramificações.
Poderíamos ficar muito tempo aqui falando sobre como as empresas tiveram que se adaptar para sobreviver nesta pandemia, seja implementando novas soluções de mobilidade, opções de delivery de comida de restaurantes, ou até mesmo a reinvenção da própria comida. Mas por que isso é tão importante? Para provar que mudanças externas irão afetar a maneira como as companhias funcionam internamente e, se elas forem capazes de conduzir e se adaptar a tais mudanças de forma rápida e ágil para seguir as tendências recentes, podem obter uma grande vantagem sobre a concorrência.
Depois deste longo ano de muitas mudanças podemos nos arriscar a prever algumas para este 2021 que chega com muita esperança, vamos lá:
1. A maior mudança ocorrerá nos setores tradicionais
É compreensível que alguns setores estejam mais conectados à tecnologia do que outros, mas quem pensa que os setores tradicionais não precisam se preocupar com isso está muito enganado. Na verdade, podemos afirmar que é nesse tipo de ambiente que a tecnologia está desempenhando o papel mais significativo neste momento.
Continuaremos testemunhando um grande salto evolutivo em setores que tradicionalmente têm sido conservadores, como construção, energia, saúde e educação. Essa demanda repentina deu a essas indústrias o entusiasmo necessário para investir em tecnologia e automação, portanto, é uma situação de ganho mútuo: com o aumento da demanda, as pessoas estão mais ansiosas para usar os serviços online e, aqueles que oferecem esse tipo de serviço, entenderão e manterão seus investimentos.
2. Trabalhar remoto
Nos últimos meses nós testemunhamos um enorme crescimento de aplicativos que oferecem suporte ao trabalho à distância – e, mesmo sendo algo óbvio, isso é maravilhoso pois muda o jeito que iremos trabalhar para sempre. Em 2021, continuaremos vendo um aumento nesse interesse por aplicativos baseados em nuvem, que tornam o trabalho remoto mais seguro, ou formas híbridas de trabalho entre equipes que sejam mais eficientes, seguras e confiáveis. O que está sendo oferecido ficará mais sofisticado e mais opções aparecerão, portanto, empresas e investidores devem ficar de olho nas oportunidades.
Formatos mobile também terão um aumento de popularidade, uma vez que trabalhar em nossos telefones se tornou algo aceitável, e o fenômeno das multitelas invadiu o ambiente de trabalho. Apps não preparados para uso em múltiplos formatos, principalmente em smartphones, estão destinados a deixar de existir.
3. Tudo em um só lugar
Dando continuidade ao tópico anterior, algo que venho percebendo é que as pessoas realmente dependem da tecnologia para realizar a maioria das suas atividades diárias, mas, ao mesmo tempo, elas também estão cansadas disso. Depois de 2020, podemos afirmar que todo mundo está cansado de ficar online o tempo todo, certo? Mas como nós podemos usar menos a tecnologia se, na verdade, contamos com ela mais e mais a cada dia?
A resposta para tal questionamento estará em aplicativos e soluções mais completos, que sejam eficientes e integrados para facilitar a vida e poupar o nosso tempo, para que possamos nos afastar da própria tecnologia, e permitindo que as pessoas tenham menos plataformas abertas ao mesmo tempo, menos mensagens aparecendo e menos ferramentas para ter que lidar.
4. Tecnologia precisa ser a prioridade número um
A meu ver, isso não é uma tendência, e sim regra para sobrevivência. Em tempos em que somos obrigados a ficar em nossas casas, forçados a fazer quase tudo online, é impossível pensar que um negócio pode realmente crescer de forma saudável sem pensar na tecnologia. A diferença agora é que, no passado, a tecnologia costumava ser algo opcional, mas agora será o centro de tudo.
É quase desnecessário dizer que as empresas que não adaptarem seu modelo de negócios e colocarem a tecnologia à frente de sua estratégia serão as que mais sofrerão no futuro.
Continuaremos acompanhando tudo que está acontecendo e traremos estas visões aqui para vocês, nossos leitores do Jornal da Cidade.
Para concluir uma frase emblemática de StarWars Ataque dos Clones: “Mais vale um fracasso honroso do que um sucesso indigno.”