Nesta semana, o Grupo Ajudar Sempre sem Fronteiras recebeu da Secretaria Municipal de Saúde um ofício tratando sobre o tanque de oxigênio, de 1200 litros, instalado emergencialmente, em maio de 2021, junto a UPA – Unidade de Pronto Atendimento José Antônio da Silva Neto. Na oportunidade, o município vivia o período crítico de combate à pandemia do coronavírus e a utilização de oxigênio pelos pacientes era muito significativa.
No documento, a secretaria ressalta que o equipamento se encontra com suas instalações e funcionamento em perfeitas condições, porém sem utilização desde o mês de novembro de 2021, uma vez que a disseminação da Covid-19 foi controlada em todo o território nacional, com a alta adesão da população à vacinação, sendo que o número de casos mensais é considerado baixo. A título de esclarecimento, no mês de pico da pandemia, em junho de 2021, ocorreu o momento de maior dispensa de oxigênio na UPA local para os pacientes internados, quando foi constatado um consumo de 880m³, quantidade que foi diminuindo rapidamente até o final daquele ano.
O ofício assinado pela Secretária de Saúde, Bruna Toneti, ressalta que o trabalho do Grupo Ajudar Sempre Sem Fronteiras foi fundamental para o atendimento da situação de emergência no período difícil da pandemia. “A atuação do grupo, por meio de seus colaboradores voluntários, revestiu-se de grande nobreza e total doação em prol de toda população de nosso município”, destacou a secretária.
Diante da não utilização do tanque de oxigênio, a secretaria solicitou ao Grupo Ajudar Sempre Sem Fronteiras a desinstalação e retirada do equipamento, com sua destinação a uma instituição que venha fazer uso do mesmo, uma vez que sua não utilização pode acarretar danos ao tanque, que também necessita de manutenções técnicas periódicas.
O posicionamento do Grupo:
“O Grupo Ajudar Sempre Sem Fronteiras se propôs a adquirir o tanque de oxigênio, com capacidade de 120 cilindros, durante um dos piores momentos da pandemia. Na oportunidade era elevado o número de munícipes sendo contaminados pela COVID-19, e a falta de oxigênio e falta de reservatórios (cilindros) para o suprimento das unidades de saúde de todo o Brasil, era enorme. Assim, foi realizada a campanha para aquisição do tanque, instalado o equipamento, com contrato de manutenção 24 horas com empresa credenciada. Desde então, o tanque foi abastecido por 3 vezes, com recursos do próprio grupo, através da empresa Air Liquid nas datas de: 17/06/21 – 1028m³ (primeira carga), 05/08/21 – 1073m³ (segunda carga) e 10/09/21 -1208m³- (terceira e última carga). Após essa data nenhuma outra recarga foi realizada pelo setor público ou pelo grupo, uma vez que as recargas daí em diante seriam de responsabilidade da Secretaria da Saúde.
Em busca de informações junto a SMS, através de reunião, em meados de setembro, com a presença da secretária Bruna Toneti, Vice Prefeito Ricardo Melle Filho e do Dr. Antônio Claret Dal Picolo Júnior; tendo como integrantes do Grupo, Geralda Ribeiro (Rádio e Tv Educadora), Drª, Patrícia Droschi (Advogada) e eu, Luciano Patrocínio dos Reis, foi nos passado que o consumo de oxigênio já estaria se normalizando e não teria como justificar o recarregamento do tanque e tudo seria suprido pelo reabastecimento por cilindros de 50 litros/10m³, sendo que o valor para o reabastecimento do tanque, no fechamento orçamentário anual da saúde, para este destino, estouraria, uma vez que as empresas fornecedoras fecham contratos anuais. Tomando como base todas essas condições e, para que se resolva tal situação, foram pautadas as seguintes ações: 1ª – tentativa de realocação do tanque de oxigênio no município de Batatais; 2ª – tentativa de realocação do tanque em municípios vizinhos que necessitem e tenham demanda; 3ª – comercialização do mesmo e retornar o valor arrecadado na venda, em benefícios às entidades carentes, mais necessitados e ações humanitárias realizadas pelo grupo. Ações essas que serão subsequentes a negatividade de etapa. Esse tanque é de propriedade da população. Assim, damos transparência aos nossos atos e estamos disponíveis para sanar toda e qualquer dúvida que venha surgir”, Luciano Patrocínio dos Reis – Coordenador do Grupo Ajudar Sempre Sem Fronteiras.