Nas últimas semanas tem crescido de forma considerável as transmissões pelo Instagram de lojas de Batatais que estão fazendo promoções para conseguir vender um pouco mais nesse período de pandemia. Com isso as chamadas ‘lives’ tem se tornado cada vez mais presentes no cotidiano dos batataenses. O modelo é basicamente uma transmissão ao vivo, em que um ‘vendedor’ ou um ‘digital influencer’ apresenta produtos e diretamente da loja a uma audiência que está altamente engajada, vendo a ação e demonstrando interesse ampliado e dedicado. O resultado quase sempre são mais e mais vendas. Lojas como Kaju, Popimar, JP Modas, Queda Livre e Mônica Modas, por exemplo, conseguiram centenas de clientes virtuais, que puderam interagir e realizar suas compras sem sair de casa.
Características das lives de sucesso
Segundo especialistas consultados por nossa equipe, a pessoalidade é importante numa live onde estão sendo vendidos produtos para uso pessoal, como roupas e calçados. O objetivo alcançado é o de uma conversa, um bate-papo em um tom extremamente pessoal, emocional e convincente. É como se um amigo te apresentasse um produto ou serviço novo para você experimentar. O fato de ser altamente pessoal faz com que você sinta como se estivesse presente e traz ainda mais realidade ao fato. E como ocorrem interações ao vivo entre quem apresenta e a audiência, é como se quem assiste fizesse parte da ação, pois se você está participando real time, você está construindo em conjunto e influenciando o processo.
Primeiro é importante ter uma audiência engajada. Não adianta abrir a live e não ter ninguém assistindo. Então existe um trabalho prévio de divulgação e engajamento que deve ser feito. Como é ao vivo, algumas coisas podem acontecer como falha de conexão no momento da venda. Por isso é importante testar inúmeras vezes. Você pode ser surpreendido por uma demanda maior do que a que você estava esperando ou o contrário. O importante é testar o modelo e ir ajustando conforme for ganhando experiência. Esse modelo é possível, é viável e é bem aceito pelas pessoas. O sucesso das lojas que já fizeram e estão repetindo a experiência, demonstra que as ‘lives de descontos ou de demonstração dos produtos’ vieram pra ficar.