A pandemia trouxe para a sociedade centenas de problemas envolvendo desde necessidades básicas, como recursos para a subsistência, até a questão impactante da falta de leitos e equipamentos em hospitais para tratamento dos pacientes.
Mas, por outro lado, esse período também oferece para todos um aprendizado único, que a união e a solidariedade podem fazer coisas incríveis. Um exemplo disso é o trabalho do Grupo ‘Ajudar Sempre Sem Fronteiras’, encabeçado pelo professor Luciano Patrocínio, que ao longo de meses vem conseguindo ajudar a salvar milhares de vidas. As ações que começaram na cidade se espalharam por outros municípios e até outros estados. Produção de máscaras protetoras, reparos em respiradores, fornecimento de álcool gel, luvas descartáveis, adaptação de máscaras de mergulho para tratamento não invasivo em pacientes e dezenas de outras ações se somam a cada dia. Pessoas que estão doando o tempo e o esforço em favor do próximo.
Nos últimos dias, mais duas iniciativas chamaram a atenção. A conquista de dois respiradores, conseguidos com a USP-Marinha para a Santa Casa e o fornecimento de oxigênio para a UPA. “A nossa gratidão ao Luciano Patrocínio, que por diversas vezes doou trabalho e materiais de suporte à Santa Casa. Recebemos dois respiradores para transporte de pacientes e suporte temporário, que serão de grande ajuda. A doação veio dos projetos Ajudar Sempre Sem Fronteiras e USP-Marinha”, disse a Provedora da Santa Casa, Nilla Macedo.
Com relação ao oxigênio para a UPA, o que parecia tão longe, em Manaus e Piauí, chegou. “A contaminação descontrolada, jovens e idosos sendo acometidos pela Covid. O que até então parecia normal está se tornando anormal. Pudemos auxiliar a Unidade de Pronto Atendimento de Batatais na falta de oxigênio. Que estava enfrentando problemas não por má administração, por má gestão ou questões de logística, mas pelo consumo que quadriplicou. Estávamos preparados para outro projeto em nosso município e graças a Deus pudemos agilizar e antecipar as nossas ações. Agradeço a Transface Transportes e a todos que nos apoiaram”, destacou Luciano após a entrega na noite do último domingo, 21 de março.
A Secretaria Municipal de Saúde de Batatais fez um agradecimento público ao Projeto Ajudar Sempre sem Fronteiras. “Esclarecemos que havíamos recebido da empresa responsável pelo fornecimento de oxigênio do município toda a reposição, porém, o consumo foi tão elevado, que comprometeu mais da metade do estoque em menos de 24 horas. Tivemos um grande número de pacientes que precisaram de oxigênio devido a Covid-19, inclusive, intubados aguardando leitos de UTI em ventilação mecânica. Considerando o fato da empresa entregar novo abastecimento apenas na segunda-feira (por logística da empresa), o Projeto nos apoiou com o suprimento necessário para atender a todos com tranquilidade e salvar vidas até a próxima entrega. O nosso muito obrigado a todos os envolvidos”, destacou a Secretária Bruna Toneti.
Como ajudar: As pessoas que quiserem contribuir para o trabalho do Grupo ‘Ajudar Sempre Sem Fronteiras’, podem depositar qualquer quantia no pix 16982153620. É necessário viver e servir sempre.