Nos últimos dias, pegou a população de surpresa a notícia de que a Abadef – Associação Batataense de Deficientes Físicos – perdeu o seu certificado de entidade beneficente de assistência social – Cebas, que garante a instituição a isenção e imunidades tributárias. Em contato com a presidente, Aline C. Grigolato, ela nos informou que a solicitação deste certificado pode ser nas áreas de saúde, assistência social e educação. “A Abadef até 2021 possuía este certificado na área de assistência social, porém houve uma mudança na área de preponderância das atividades executadas pela organização da sociedade civil, sendo assim, atualmente a atividade preponderante é na área da saúde. Com isso solicitamos a renovação do certificado na área da saúde onde estamos com problemas nessa transição por questões burocráticas. Todas as alterações solicitadas foram cumpridas e estão em análise. Foi aberta consulta pública para que a sociedade civil se manifestasse contra o indeferimento e informasse sobre os atendimentos realizados pela Abadef na área de saúde de forma totalmente gratuita à população. A entidade aguarda o posicionamento e o possível deferimento”, informou.
A Abadef, cuja sede fica localizada na Rua Antônio Dal Picolo, nº 500, na antiga Febem, atende atualmente 200 pessoas por mês com os projetos: Serviço de Atenção Domiciliar – SAD; Clínica de Fisioterapia; Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência e idosas, Programa de Inclusão ao Trabalho e Programa Inclusão Digital.
Segundo Aline, a instituição conta com alguns recursos públicos federal, estadual e municipal, conta também, esporadicamente, com emendas parlamentares, porém os recursos públicos não cobrem a totalidade dos gastos. “É necessária a captação de recursos próprios onde é possível que a população contribua com os nossos atendimentos através de doações mensais de sócio contribuinte e participação em eventos diversos. Contamos ainda com parceria de empresas como a Usina Batatais na execução do Projeto Inclusão para Pessoa com Deficiência Física”, disse a presidente.
Questionada se a Abadef está correndo risco de ter que fechar serviços, Aline afirmou que não. “A entidade não corre esse risco, mas, como explicamos anteriormente, esse certificado é muito importante para a instituição, pois gera diversas isenções tributárias. Caso não seja deferido comprometerá ainda mais o orçamento da instituição. Vale dizer que as pessoas já ajudaram na manifestação da sociedade civil junto ao SICEBAS e gostaríamos de agradecer pela proporção que o movimento se tornou. As pessoas podem continuar contribuindo através do sócio contribuinte e eventos que realizamos. Aproveito novamente para deixar o nosso agradecimento e dizer que são nesses momentos que nos fortalecemos para continuar lutando em prol das pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida e idosas do município”, concluiu.
Homepage
>
Notícias
>
Gerais
>
Sociedade se mobiliza para ajudar Abadef que perdeu certificação de entidade beneficente