Criado em 2013, o Natal Encantado de Batatais, fez da nossa cidade uma vitrine ao longo dos últimos anos. A Praça Cônego Joaquim Alves, a Praça do Santuário, que já é bonita pelos jardins, pelo coreto histórico e pelo contraste com a igreja, ficava ainda mais destacada com os enfeites e iluminações especiais. As crianças, principalmente, ficavam verdadeiramente ‘encantadas’ com o ambiente proporcionado. A estrutura possuía casinha do Papai Noel, trenó, anjos, árvores de luzes ornamentais, estrelas, velas, figuras montadas em metal, entre vários outros enfeites, a maioria confeccionados com materiais recicláveis.
Neste ano, por questões financeiras, a Administração Municipal resolveu não investir em nova edição do Natal Encantado, levando algumas peças ornamentais e lâmpadas, que foram reaproveitadas de outros anos, para o Lago Artificial Ophélia Borges Silva Alves. Foi também colocada uma árvore iluminada na fonte. O lago, que passou por algumas melhorias, como a instalação de parque infantil, pintura das grades, novos pontos de iluminação, bebedouro e, enfim, a volta do espelho d’água, ficou mais bonito. Nas redes sociais, André Tofetti, que colabora com a Administração Municipal, ressaltou que o Lago Artificial foi enfeitado sem nenhum gasto público neste ano, custo zero. “Tem decoração sim, básica, mas tem. Se tivessem guardado todos os materiais e decorações que já foram usados em outros anos, hoje a cidade toda estaria decorada. Vivemos a realidade e graças a Deus muitas famílias voltaram a frequentar o lago”, destacou.
Para os próximos anos, o pedido de algumas pessoas que mantiveram contato com nossa redação é par que a Prefeitura resgate o Natal Encantado na Praça da Matriz, exatamente por estar localizada praticamente junto ao comércio, que nesta época é aberto em horário estendido, ajudando dessa forma a atrair o público. “Todos gostam do Natal Encantado na Praça e estão sentindo falta, pois é um momento também de reunião da família para levar as crianças, que se encantam com a decoração e as luzes. Penso que deveriam voltar com a decoração na Praça’, comentou Natália Aníball.
“A meu ver, o Natal Encantado em Batatais é uma atração bacana, principalmente pela Praça ser um ponto turístico e com bastante movimento nessa época do ano. Eu compreendo o fato de ainda vivenciarmos uma pandemia, mas o lazer não pode ser deixado de lado, e ter uma praça decorada para as famílias aproveitarem aos domingos seria uma distração legal”, disse Maria Fernanda Mattos.
Cidades vizinhas priorizaram o Natal
O município de Batatais, por ser Estância Turística do Estado de São Paulo, precisa focar em proporcionar mais atrativos para os visitantes e para a própria população. Resgatar o Natal Encantado para o próximo ano é um dos desafios, mesmo porque neste ano municípios vizinhos menores, como Brodowski e Altinópolis, investiram em enfeites em suas praças, inclusive muitos deles tirados de exemplos de Batatais em anos anteriores. A cidade de Brodowski fez inclusive uma programação com apresentações musicais, exposições e concursos que seguirão até o final do mês.
Vale lembrar que 2022 será o primeiro ano do Governo Juninho Gaspar e Dr. Ricardinho com orçamento que foi elaborado pela equipe que está na administração, podendo programar com a antecedência necessária. Outro ponto a ser trabalhado é a conservação do patrimônio, pois os enfeites precisam ser bem guardados para reaproveitamento.
Comércio central perde muito
Além da praça central, as ruas principais também não receberam nenhum tipo de enfeites natalinos, deixando a Rua Coronel Joaquim Rosa, conhecida rua do comércio, sem o brilho de outras oportunidades. Nesse caso, é preciso uma união de esforços entre Prefeitura, Associação Comercial e Empresarial e as próprias empresas para a ornamentação futura. As próprias lojas, na maior parte, não instalaram nenhum enfeite ou luzes, com isso o Natal ficou ainda menos atrativo neste ano.