Evento certificou 49 empresas que se destacaram junto às ações da instituição no ano de 2023
A 20ª edição da cerimônia de certificação do Selo Empresa Amiga da APAE Batatais aconteceu no dia 5 de abril, com homenagens a profissionais que ajudaram a desenvolver o projeto no seu início. Neste ano foram certificadas 49 empresas que se destacaram como apoiadoras da instituição no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023.
A jornalista Ana Cândida Cardoso Tofeti de Oliveira, proprietária da Outras Palavras Comunicação Empresarial, voluntariamente, realizou o trabalho de assessoria de comunicação do projeto e foi uma das três pessoas homenageadas. Ana conta que: “A ideia da ação era formar uma rede multiplicadora de boas práticas sociais e isso foi conseguido. Ao longo de cada ano mais pessoas foram ajudando e entendendo o poder da união em prol de uma causa tão importante como é a causa apaeana”.
O professor Mestre em Comunicação Romilson de Castro Madeira, que à época do lançamento do Selo era o coordenador do Núcleo De Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda, também recebeu homenagem. Madeira foi, juntamente com a equipe de docentes e alunos do Centro Universitário, responsável pela estratégia de marketing e a campanha publicitária nos anos iniciais do projeto.
Romilson Madeira entende que: “O compromisso com as pessoas com deficiência tem que ser de toda a sociedade, do Poder Público, das empresas e de cada cidadão”. Madeira acredita, ainda, que o olhar para o público atendido por instituições como a APAE deve ser ampliado: “Todos podemos e devemos ajudar na inclusão, todos somos responsáveis”.
Mércia Terezinha Lança Lopes, outra homenageada, era colaboradora da instituição na ocasião do lançamento do Empresa Amiga e participou ativamente em várias ações desta iniciativa. Mércia atuou como diretora-voluntária da APAE Batatais e com o grupo de mães da Associação. Esteve presente na criação e nas primeiras edições do Empresa Amiga.
Além das homenagens, um ponto alto do evento foi a apresentação dos alunos Rafael Silvério, Luís Felipe Neves, Luccas Santana, Gisele Caetano, Laura Salata e Ana Carolina Aleixo, que ao som da música Dancing Queen, da banda sueca ABBA, apresentaram uma coreografia criada pela professora Larissa Azevedo. A dança é utilizada como um elemento de educação e inclusão dos alunos da instituição.
Como tudo começou
A iniciativa teve seus primeiros passos no ano 2000, tempo em que promover e investir em ações socialmente responsáveis despontava como uma inovadora ferramenta de marketing. Naquele momento, consumidores estavam ficando cada vez mais atentos a comportamentos nas áreas ambiental, social, de gestão e governança praticados pelas empresas.
Após parcerias com o Núcleo de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto e com a Outras Palavras Comunicação Empresarial, foi realizado um workshop ministrado pelo sociólogo Caio Magri, no ano de 2002. Magri foi o idealizador do selo Empresa Amiga da Criança da Fundação Abrinq. Durante o Workshop, com a participação dos parceiros envolvidos na criação da ação, Caio apresentou os benefícios da responsabilidade social ao empresariado batataense.
No ano seguinte, colaboradores da APAE colocaram em prática o trabalho alcançado com essas parcerias e promoveram a primeira edição do Selo Social Empresa Amiga da APAE Batatais, certificando as empresas que mais se destacaram na promoção e prática de ações sociais em benefício das pessoas atendidas pela organização.
Selo Empresa Amiga da APAE Batatais: como funciona
A habilitação das empresas é feita por meio de pontuações para cada ação realizada em prol da instituição. Dentre os itens analisados estão: as doações de recursos materiais, financeiros e de serviços; o emprego de aprendizes do Centro de Formação Profissional; a destinação de impostos e outras formas de financiamento de projetos. Após a elaboração de um ranking de participações, as organizações mais atuantes são convidadas a participarem do Selo.
Terminada a fase de habilitação, acontece o convite e a adesão ao projeto com o pagamento de valores que custeiam os itens necessários à cerimônia de certificação. O critério de adesão financeira ao evento se explica em razão de que os recursos destinados aos serviços prestados pela APAE são utilizados exclusivamente para esse fim.