Olá pessoal!
Sábado passado estava organizando um churrasco aqui em casa para o almoço, estávamos apenas eu, a Claudia, e meu filho Zé, sua namorada ainda não tinha chegado.
Em meio ao bate-papo daquele momento, ele mencionou algo sobre seu trabalho de conclusão de curso (TCC), pois estava com o notebook aberto revisando algumas coisas. Na sua escola eles promovem esta atividade no último ano do colegial. Ele começou a me explicar um pouco de sua linha de raciocínio sobre a apresentação, quando de repente ele para, pega seu celular, tira uma foto do notebook, e aparentemente enviou em algum aplicativo. Não entendi nada e perguntei do que se tratava, ele respondeu: “Uma nova rede social chamada BeReal”.
Resolvi contar para vocês sobre isso pois acredito que se ela viralizar teremos uma grande revolução, pois alguns problemas que na minha visão as redes sociais mais utilizadas trazem, nesta foi resolvido, ou pelo menos diminuído.
Vou explicar um pouco o aplicativo e depois concluo com minha visão sobre estas tais revoluções.
O que é o BeReal?
Na descrição oficial do aplicativo, o BeReal define-se como “a primeira plataforma espontânea e imprevisível onde você pode compartilhar, uma vez por dia, seus movimentos mais autênticos com seus amigos através de fotos.”
Como funciona o BeReal?
Depois de instalar o aplicativo, tudo que você precisa fazer é seguir seu dia normalmente, sem preocupações. Quando você menos esperar, o aplicativo te notificará de que é hora de postar uma foto. E é aí que você tem que ser verdadeiro e ágil.
É que o BeReal só permite uma janela de 2 MINUTOS para que você faça o seu clique. A imagem é tirada simultaneamente com as câmeras traseira e frontal e, totalmente sem filtros, mostrando a vida como ela é. Foi daí até que veio o nome do aplicativo, “Seja Real”, em inglês.
Se na hora da notificação, você estiver indisponível para tirar a foto, é possível fazer seu BeReal em outro momento. Mas claro que a boa ação não fica sem punição, porque o aplicativo vai dedurar pros seus amigos que você atrasou.
Você pode adicionar seus amigos por meio dos seus contatos, além da possibilidade de criar um link personalizado para enviar por WhatsApp, Twitter, Telegram e outras plataformas.
Como instalar o BeReal?
Obviamente, o primeiro passo é procurar o BeReal na loja de aplicativos do seu celular. Dependendo do dia, você não precisará nem procurar muito, já que o app está no top 5 dos mais baixados.
Feito isso, você precisará configurar seu primeiro acesso com nome, data de nascimento e telefone.
O que temos de diferente então?
A ideia por trás da plataforma é fazer frente a outras redes sociais, como o Instagram, onde é possível escolher dentre milhares de filtros e onde o botão de “curtir” é a principal forma de engajamento — utilizada, inclusive, como métrica para influenciadores e criadores de conteúdo fecharem trabalhos com as marcas. Em seu site oficial, o app se vende como “uma maneira nova e única de descobrir quem seus amigos realmente são em sua vida diária”.
E parece estar dando certo. Segundo reportagem da Bloomberg, o BeReal está ganhando popularidade porque quebra essa lógica de busca por likes, e pessoas comuns podem tirar fotos comuns e mais realistas, muitas vezes pouco ou nada glamurosas. No momento em que o usuário recebe a notificação, ele tem pouco tempo para capturar sua imagem, mas como disse ele também pode postar uma foto “atrasado”, mas não conseguirá ver as postagens dos amigos até que tenha feito uma.
No lugar de curtidas, os usuários reagem de outra maneira às postagens dos amigos: podem enviar fotos mostrando sua reação ou deixar comentários, e isso eu achei muito louco, pois preciso fazer um joinha (👍) para enviar a curtida, entendem o conceito? Curtir passa ser um movimento real, não apenas uma obrigação de clicar no ícone.
Conclusão
Você poderá encontrar agora seus amigos de forma real, uma única vez ao dia, sendo você mesmo, sem montagem, sem a necessidade de produções, sendo você mesmo. Entendeu?
Quem sabe com isso a pressão por padrões de vida, padrões de beleza, padrões e mais padrões percam seus postos por pessoas felizes, ou simplesmente por pessoas como elas são.
Estou aqui na torcida para seguirem em frente, que ganhem mercado e mudem estes padrões.
Para concluir uma das frases que mais gosto do universo StarWars: “Você não pode impedir as mudanças, assim como não pode impedir o pôr do sol.”