Juninho Riul elencou ainda as principais obras previstas para esse primeiro semestre, reunindo investimentos próprios e verbas de emendas parlamentares.
Nesta semana falamos com o jovem Orion Francisco Marques Riul, chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Batatais, que vem respondendo desde o final do ano passado também pela Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Públicos de forma interina. Juninho Riul, como é conhecido, destacou os principais investimentos previstos para os próximos meses, que somam obras com recursos viabilizados por meio de emendas parlamentares e também recursos municipais priorizados pela administração municipal.
JC – Juninho, percebe-se que neste momento várias ações da Secretaria estão sendo realizadas, como a limpeza das galerias de águas pluviais, com a contratação de empresa especializada; agilização da operação tapa-buracos e mutirões de limpeza. Esse trabalho vai atender toda a cidade?
Juninho Riul: Quando iniciamos na gestão municipal, os maiores desafios que encontramos foram a nível organizacional e financeiro. Paradoxalmente, havia uma falta generalizada de planejamento na Secretaria de Obras, PLANEJAMENTO e Serviços Públicos de Batatais. No último ano, em uma importante parceria com o Dr. Ricardo Medeiros, que, bravamente, assumiu a Secretaria em um momento crítico, cuidamos de realizar renegociações com os credores do Município e levantar novamente a credibilidade de nossa cidade, a fim de possibilitar a contratação e execução de serviços que são essenciais à população. Também iniciamos planejamentos importantes para ações e realizações que serão imprescindíveis para a melhoria na qualidade de vida da comunidade.
Agora, é chegado o momento do batataense começar a usufruir do resultado desse árduo trabalho de toda a equipe da Secretaria de Obras, e da Administração Municipal como um todo. Iniciamos, a pedido do Prefeito Municipal Juninho Gaspar, neste mês, uma grande operação de revitalização dos bairros de nossa cidade. Esta operação contará com tapa-buracos, limpeza de bueiros, troca de iluminação de praças públicas, novas sinalizações de trânsito, serviço de roçada, dentre outros. Aos poucos, e com muito trabalho, o objetivo é mudar a cara da cidade e recuperar a autoestima. Precisamos voltar a ter orgulho de viver em Batatais e a zeladoria urbana é fundamental para isso. Agradeço aqui também, de forma pública, o trabalho do José Mário Cavallini, nosso Diretor de Serviços Públicos, do Bocardo, nosso Diretor de Desenvolvimento Urbano e do Dr. Tadeu Cabete, Diretor de Obras da Prefeitura de Batatais.
JC – Quais as obras contratadas ou em fase de licitação para esse primeiro semestre?
Juninho Riul: Além desta grande operação de revitalização dos bairros de Batatais, que contou com a contratação de empresas de limpeza de bueiros, compra de 1.500.000 kg (um milhão e quinhentos mil quilos) de asfalto quente, quase 1.400 lâmpadas de LED para substituição das praças da cidade, dentre outros grandes investimentos, também há um significativo cronograma de obras e licitações para os próximos meses, tais como:
– Obras antienchente consistentes na substituição de galerias na Avenida 14 de Março;
– Reforma de toda a Praça Matriz, com substituição de todo o calçamento, reforma do Coreto e realização de jardinagem;
– Reforma/Revitalização da UBS Centro de Saúde I, localizada no centro da cidade;
– Reforma da UBS da Vila Lopes;
– Continuação do calçamento do Parque Linear;
– Recuperação da Quadra do bairro Joaquim Marinheiro;
– Recapeamento do bairro Simara;
– Recapeamento e substituição do sistema de distribuição de água do bairro Alvorada;
– Perfuração do Poço Desengano I;
– Reforma/Revitalização do Centro de Convivência do Idoso;
– Dentre muitas outras obras e melhorias para nossa cidade!
JC – Você continuará respondendo pelo comando da secretaria de obras e pela chefia de gabinete?
Juninho Riul: Atualmente, sou Chefe de Gabinete do Executivo Municipal e ocupo, de forma interina, a Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Públicos. Aceitei com satisfação o desafio proposto pelo Prefeito de ocupar interinamente a Secretaria de Obras, com o objetivo de reestruturá-la, compor as equipes, identificar os principais desafios que a pasta enfrenta, e traçar estratégias para, com o devido planejamento, propor soluções ao Chefe do Executivo. Trata-se de uma ocupação transitória, mas que, certamente, com a visão estratégica do Prefeito, será fundamental para sedimentar a tomada de medidas imprescindíveis para o bom andamento da pasta.
JC – Qual a maior dificuldade encontrada nas duas áreas de atuação?
Juninho Riul: São duas áreas completamente distintas. A Chefia de Gabinete engloba a coordenação das Secretarias Municipais, bem como o relacionamento político com todos os setores da sociedade. Pensar a cidade, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Prefeito Municipal e definir políticas públicas para o enfrentamento de curto, médio e longo prazo dos principais problemas que nossa cidade enfrenta. É, sem dúvida, a função mais gratificante e desafiadora que já pude vivenciar. Faço questão de referir sempre e agradecer a confiança do Prefeito Juninho Gaspar, pois ele garante autonomia para que sua equipe possa trabalhar de maneira tranquila e segura.
A Secretaria de Obras é um desafio diferente. Como já disse, ocupo de forma interina a pasta, com o objetivo de reestruturá-la, repensá-la estrategicamente e, com muito planejamento, fortalecer o serviço por ela realizado. Graças ao trabalho de todos que por lá passaram e dos que fazem parte da equipe, estamos conseguindo entregar grandes resultados em pouquíssimo tempo.
JC – Este ano, por conta das eleições, o prazo para assinatura de convênios é menor. A Administração está trabalhando para que todos os anúncios de liberações sejam concretizados com a assinatura dos convênios rapidamente?
Juninho Riul: Confesso que este é um dos maiores desafios que enfrentamos. Não havia, quando o Prefeito Juninho assumiu o Governo, profissionais na Prefeitura com cursos de capacitação na área. São cursos fornecidos pelos Governos Estadual e Federal, mas que foram disponibilizados apenas a poucos servidores comissionados pela gestão anterior. Uma das primeiras medidas que foram tomadas foi o oferecimento destes cursos para um servidor (de carreira) de cada pasta. Assim, garantimos que esse conhecimento permaneça dentro da Prefeitura de Batatais.
Atualmente, possuímos alguns servidores aptos a realizar este trabalho de liberações de convênios e aproveito a oportunidade para destacar o trabalho da Vanessa Gonçalves, servidora de carreira que, através do Banco de Talentos, teve uma oportunidade na Secretaria de Obras e hoje é responsável pela documentação da maioria dos convênios celebrados e vem desempenhando um trabalho exemplar.
JC – A atual administração pretende manter uma equipe exclusivamente para tratar dessa questão de convênios, seja para preparar a documentação ou mesmo para prestação de contas?
Juninho Riul: Sem dúvida. O primeiro passo já foi dado e, após a formação destes servidores, a ideia é criar um núcleo composto por membros de todas as secretarias, que fique responsável pela preparação de documentação e prestação de contas dos convênios, coordenados por uma Chefe de Divisão da Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Públicos.