A Secretaria de Saúde, com objetivo de dar suporte aos pacientes nesta fase da pandemia, está com profissionais médicos atendendo por teleconsulta desde o dia 8 de junho. Segundo a Secretária de Saúde, Bruna Toneti, o trabalho é feito pelo telefone (11) 96474-3510 (WhatsApp), de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11 e das 12 às 15h30. “Temos várias ações sendo realizadas de forma conjunta, tudo com objetivo de dar resposta rápida para os pacientes e salvar vidas. A teleconsulta também é um serviço que vai ajudar bastante neste trabalho com a população”, informou a Secretária Bruna Toneti. Para quem tiver sintomas relacionados a Covid-19 podem entrar em contato nesse número para ter a orientação do profissional médico.
Teleconsulta, telemedicina ou telediagnóstico: qual a diferença?
Com a pandemia da Covid-19 é possível observar que a tecnologia está cada vez mais presente na medicina, com o aumento de serviços à distância como telemedicina, teleconsulta e telediagnóstico nas unidades de saúde. Embora mais evidentes por conta da pandemia e da necessidade de isolamento social, essas modalidades tecnológicas de atendimento não são novidade. A telemedicina facilita a forma de atendimento em clínicas médicas e hospitalares por permitir o acesso a especialistas ao mesmo tempo em que otimiza tempo e reduz custos.
Telemedicina
De acordo com o documento elaborado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a telemedicina é definida como o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde, podendo ser realizada em tempo real (síncrona), ou off-line (assíncrona). De maneira resumida, a telemedicina abrange toda a prática médica realizada à distância, independente do instrumento utilizado para essa relação.
Teleconsulta
Sendo uma das frentes da telemedicina, a teleconsulta consiste na possibilidade de realizar uma consulta médica de forma remota, por meio de tecnologias seguras de comunicação online, como videoconferência ou aplicativos de vídeo-chamadas, utilizando computadores, tablets ou smartphones para a função. É necessário entender que as consultas à distância podem ser iniciais (primeiro atendimento), de acompanhamento, urgência ou de supervisão (com a troca de experiências entre profissionais).
Telediagnóstico
O telediagnóstico é a emissão de laudo ou avaliação de exames por meio de dados de imagens e gráficos enviados pela internet. A prática consiste no uso de modernas tecnologias para fornecer informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes. Uma das principais vantagens do telediagnóstico é otimizar o processo de emissão de laudos de exames ao facilitar o acesso a especialistas e garantir que possam ser feitos de forma mais segura e efetiva.