A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem constantemente autuando os proprietários dos imóveis cujas árvores têm sofrido poda drástica. Segundo o Secretário Lucas Tofeti, está sendo feito um trabalho de conscientização através de diversas mídias para alertar a população sobre o problema, pois a autuação é uma determinação legal.
Para esclarecer os munícipes a Secretaria lembra que ‘normalmente’, nos primeiros meses de vida a muda precisa ser regada e conduzida sempre reta (geralmente com o uso de um tutor – uma madeira que vai auxiliar o caminho da árvore), com a remoção das brotações mais baixas. “Depois que a árvore estiver bem desenvolvida, crescendo bem, basta deixar seguir seu curso até a necessidade das primeiras podas. É aí que muita gente se equivoca. As árvores podem necessitar de poda, mas esta deve ser adequada. Em ambientes urbanos, quase sempre é necessária uma boa condução dos galhos. São esses galhos que geralmente mais sofrem nesse momento, pois os moradores promovem o que chamamos de poda drástica. Esse tipo de poda é uma agressão à árvore e, infelizmente, é fácil de encontrar”, lembrou o secretário.
Infelizmente são muitos os casos na cidade. Basta ver uma árvore que estava toda frondosa em um dia e no outro já está sem folha nenhuma, com galhos cortados bruscamente. É neste tipo de poda que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está de olho. “Diferentemente de outras situações em que é possível a emissão de uma notificação – como no caso de disposição irregular de entulho – quando alguém poda drasticamente uma árvore o dano já está feito. Sendo assim, só resta a autuação ao infrator. Muitas pessoas se justificam dizendo que ela brotou novamente. Sim, grande parte das árvores brota novamente, mas não com a mesma força que teria se a poda tivesse sido feita de maneira correta. É impossível prever como isso afetará a árvore, mas pode ser a porta de entrada para fungos, pode mudar a direção de crescimento e, dependendo da situação, pode matar a árvore. A morte pode não ocorrer brevemente, mas certamente abrevia o tempo de vida do vegetal”, informou. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente solicita que a população se informe antes de realizar podas drástica para evitar transtornos. O telefone de contato é o 3761-0880.