site logo
  • INICIAL
  • NOTÍCIAS
    • Gerais
    • Política
    • Economia
    • Esportes
    • Saúde
    • Diversão
    • Casos de Polícia
  • COLUNAS
    • Editorial
    • Entrevista
    • Social
    • Recriar-Educação
    • Giro Histórico e Cultural
    • Rapidinhas da Política
    • Luciano Patrocínio dos Reis
    • Claret Jr – Visão Geral
    • Professor Ricardo
    • Alexandre Toledo
    • Luis Carlos Figueiredo
    • Erivelto Manetti – Acervo Digital
    • Claudio Cesar Fernandes
    • Guilherme Esteves dos Santos Moraes
    • Júlia E. S. Moraes
    • Maria Cristina Menezes Valenciano
    • Ronaldo Camargo
    • Sibélius Olivério
  • CAPAS
  • CONTATO
  • ANUNCIE
Homepage > Notícias > Gerais > Saúde realiza ações de prevenção neste ‘Novembro Azul’, mês de combate ao câncer de próstata
19 de novembro de 2021

Saúde realiza ações de prevenção neste ‘Novembro Azul’, mês de combate ao câncer de próstata

Novembro-Azul-02
Secretária Municipal da Saúde: Bruna Toneti.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Diante desta constatação, a Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata durante este mês, onde mundialmente é realizada a Campanha Novembro Azul.

“Ações como o Novembro Azul são fundamentais para derrubar tabus e preconceitos que ainda impedem os homens de cuidar da saúde. O câncer, hoje, pode ser tratado e curado graças ao diagnóstico precoce e, claro, aos recursos científicos disponíveis, por essa razão é importante alertar e conscientizar a população”, ressaltou a Secretária Bruna Toneti.

Serão realizados ao longo deste mês 300 exames de PSA para homens acima de 40 anos de idade e disponibilizadas consultas em um mutirão de urologia. As unidades básicas de saúde estão fazendo os agendamentos, onde os interessados devem se manifestar.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

  • dor óssea;
  • dores ao urinar;
  • vontade de urinar com frequência;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

  • histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
  • raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
  • obesidade.

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Previous StoryMini-reforma administrativa é aprovada pela Câmara Municipal
Next StoryVereador Júlio comemora: R$ 1,2 milhão estão liberados para finalizar ampliação da UTI da Santa Casa

Notícias Relacionadas:

  • Adolescentes-Covid
    Adolescentes de 12 a 17 anos e maiores de 50 anos recebem nova dose da vacina contra Covid
  • JORI-3
    Batatais é uma das sedes dos Jogos da Melhor Idade

Copyright ©2019 Jornal da Cidade Batatais |