A Secretária de Saúde explica o que já foi realizado e as ações que a gestão pública vem realizando naquela unidade.
Vem crescendo as críticas da população de Batatais quanto às condições oferecidas, físicas e de atendimento, da UPA José Antônio da Silva Neto. A falta de estrutura desde a recepção e a demora para passar pela consulta médica estão entre as maiores queixas.
Os vereadores estão cobrando por meio de indicações e requerimentos, que a Administração Municipal tome providências. O Vereador Abdenor Tahan Maluf, que realiza visitas frequentes ao local, disse que recentemente, inclusive, a UPA foi invadida pela água das chuvas. “Quero saber quando vão melhorar toda a estrutura do prédio, que tem problemas de infiltrações, com paredes que estão emboloradas? Haverá a instalação de ventiladores na sala de espera? Será instalado equipamento de PABX? Há previsão de se fixar placas na entrada e na sala de espera, proibindo a entrada de pessoas com animais no local? São apenas alguns dos nossos questionamentos”, destacou o parlamentar.
Na sessão da Câmara Municipal do dia 5 de abril, a Vereadora Andresa Furini solicitou ao Prefeito Juninho Gaspar, por meio de indicação, a realização de reforma na sala de recepção da unidade, entre outras melhorias. “Em visitas a UPA a gente vê a situação da recepção, cadeiras quebradas e poucas, chão muito desgastado que não sai o encardido mesmo lavando, banheiros sem papel e sabonete, a ventilação é ruim, muitas vezes cachorros que acompanham a população ficam por lá. A nossa unidade precisa, além da reforma no prédio, ferramentas de trabalho, cadeiras de rodas e equipamentos para a equipe. Por atender 24 horas, penso que precisa de um diretor, pois temos muitos problemas e reclamações sobre o atendimento. O número de médicos não é o suficiente, temos três médicos que atendem durante o dia e apenas dois para a noite e quando fica muito sobrecarregado chamam mais um, mas para qualquer emergência precisam descer e isso faz o atendimento demorar mais ainda. Para quem espera por horas passando mal é muito complicado, podemos ver as reclamações nas redes sociais e recebo muitas ligações quase que diariamente, então não é mais um dia ou outro pontual está frequente. Acredito que podemos oferecer comodidade e melhor acolhimento para nossa população, por isso uma reforma física e também administrativa é importante”, ressalta a Vereadora Andresa Furini.
Em sua última entrevista ao Jornal da Cidade, o Vice-prefeito Dr. Ricardinho salientou que a UPA é uma unidade que atende mais de 300 pessoas por dia e conta com toda estrutura humana e física para o atendimento de urgências e emergências. “Além de toda a equipe de saúde que trabalha 24h por dia na unidade, temos também oito especialidades médicas de plantão de sobreaviso para atender todos os casos graves da nossa cidade. Temos um planejamento para melhorias no atendimento e na estrutura física, não só da UPA, mas também de todas as unidades básicas de saúde. Quando me perguntam sobre o que sonho para a saúde pública, e que espero concretizar, digo que não sonho com obras físicas e prédios bonitos, eu sonho com um atendimento cada vez mais humanizado por parte de todos que trabalham na saúde, que são muito competentes, sonho que o enfermo encontre a cura, e quando não for possível, que encontre amor, carinho e alívio para o seu sofrimento”, destacou.
O que diz a Secretária de Saúde
JC – A Secretaria tem recebido reclamações de forma oficial, em sua ouvidoria?
Bruna Toneti: A Secretaria Municipal de Saúde, até o presente momento, não recebeu reclamações oficiais em seu sistema de Ouvidoria a respeito dos atendimentos na UPA referidos. É muito importante que a população formalize suas denúncias, reclamações, sugestões e pedidos de esclarecimentos em nossos sistemas oficiais, de modo que possamos documentar tais processos administrativos para providências. O site da Prefeitura consta o acesso para a Ouvidoria Municipal de Saúde pelo link: https://eouve.com.br/#/. Aproveito, ainda, para ressaltar que acompanhamos todas as manifestações dos nossos usuários do sistema, com respeito e comprometimento quanto as melhorias em nossos serviços de assistência a população. Nos últimos meses, por exemplo, colocamos mais médicos em escalas estratégicas para atendimento no local; fizemos troca de colaboradores da Unidade; e análise de fluxos e processos internos. A Secretaria Municipal de Saúde sempre busca atender a reivindicações da população, mesmo sem as formalizações devidas, embora assim sejam importantes, como citado acima, com a sensibilização as demandas da nossa população. Acompanhamos todos os canais de informação e trabalhamos para melhor atender a todos sempre. A UPA 24h da nossa cidade atende cerca de 300 pacientes ao dia, quase 10.000 pacientes ao mês, com internações em todas as especialidades médicas; exames laboratoriais e de imagem; referências para hospitais terciários de alta complexidade da região para traumas, urgências e cirurgias especializadas; atendimentos em protocolos rápidos para AVC (Acidente Vascular Cerebral) e IAM (Infarto Agudo do Miocárdio); entre tantas outras situações clínicas em suporte local. É uma Unidade de grande valor e importância em nossa Rede de Atenção à Saúde, que está sempre à disposição da nossa população em suas necessidades de saúde.
JC – Existe alguma mudança programada para melhorar a estrutura da UPA?
Bruna Toneti: Sim. Essa semana a Secretaria Municipal de Obras já realizou uma visita técnica no local para análise e elaboração do projeto de reforma, onde o investimento será de cerca de R$ 250 mil pela Prefeitura, com base no empréstimo financeiro recente pleiteado pelo executivo, buscando a melhoria das condições de atendimento e trabalho no local. Além disso, também estamos destinando um investimento para compras de equipamentos no valor de R$ 300 mil para a unidade, contudo, ainda estamos aguardando o pagamento do recurso pelo Estado, uma vez que trata-se de uma emenda do ano de 2022 indicada, mas ainda não paga pelo ente Estadual ao município. Há planejamentos em andamento, uma vez que nossa prioridade é melhorar a assistência diariamente a nossa população. Esse ano, inclusive, vale destacar que a UPA 24h completa 10 anos de existência em Batatais, merecendo, portanto, reconhecimento e investimentos constantes em face a sua contribuição para a Rede de Atenção a Saúde local e regional.
JC – Quantos profissionais médicos atendem no local atualmente?
Bruna Toneti: Temos um total de 5 a 6 médicos atendendo diariamente na UPA 24h e 1 médico pelo SAMU. A escala médica é dividida por turno e área de atendimento, a saber: 3 médicos diurnos e 2 noturnos, considerando, ainda, a inserção estratégica de mais 1 médico das 16h as 22h, que chamamos de Cinderela, para suporte de fluxo nos momentos de maior pico da Unidade, fato este já incorporado na Unidade nos últimos meses. Aliás, importante reforçar que a escala médica fica à disposição da população na recepção da Unidade, fixada no mural, de modo que possam ser divulgados os médicos de atendimento no dia.
JC – A equipe de apoio é suficiente?
Bruna Toneti: Considerando o dimensionamento de pessoal, sim. Claro que, quanto mais profissionais de saúde em atendimento, melhor e rápida a assistência. Contudo, respeitamos as normativas técnicas, jurídicas e administrativas. Para o fluxo de atendimento atual, por exemplo, estamos dentro das recomendações preconizadas para uma UPA 24h. Gostaríamos de sempre colocar mais profissionais de apoio, porém, temos que respeitar o contrato em horas firmado com a empresa terceirizada com o município, com limites de carga horária. Ademais, prezamos pela qualidade e não apenas quantidade, sendo feito, como dito, um processo contínuo de avaliação e melhoria local por parte da presente gestão de saúde.
JC – Falta entendimento por parte da população sobre o funcionamento da UPA, que deve atender urgências e emergências?
Bruna Toneti: Sim. Ainda encontramos muitos atendimentos não caracterizados como perfil no local, o que reflete um volume de demanda com prejuízo aqueles que deveriam, de fato, estar sendo assistidos no local pela situação de urgência e emergência. Utilizamos o Protocolo de Manchester, por exemplo, que é um dos métodos mais eficazes do mundo, pois ele permite que os atendimentos sejam realizados de maneira muito mais rápida e eficaz, de acordo com a real necessidade dos pacientes, de forma justa e com tratamento imparcial para todos. Nesse protocolo, que é recomendado pelo Ministério da Saúde, emergências devem ser atendidas no momento exato de entrada do paciente na Unidade (atendimentos classificados como vermelhos); muito urgentes em 10 minutos (classificados como laranja); urgentes em 50 minutos (classificados como amarelos); pouco urgentes em 120 minutos (classificados como verdes); e não urgentes em 240 minutos (classificados como azuis). As classificações de risco são realizadas pela equipe da triagem, que possuem competência técnica para a avaliação dos parâmetros clínicos do paciente, que pode, ainda, sofrer reclassificação a qualquer momento do atendimento na Unidade. Em nossa UPA 24h, atualmente, a maior parte dos atendimentos são classificados como azuis, ou seja, não urgentes, como perfis fora do que se recomenda em atendimento no local, que trata-se de uma Unidade de Urgência e Emergência na cidade.