Está em pleno andamento, com envolvimento de instituições públicas e privadas a Campanha Mundial denominada ‘Outubro Rosa’. A ação ocorre todos os anos e visa conscientizar a população feminina, mas também a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o laço cor de rosa como símbolo, a campanha começou em 1990 com a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York.
Em Batatais, além das entidades e de dezenas de empresas que estão divulgando em suas marcas os laços da cor rosa, auxiliando na divulgação da Campanha, a Secretaria Municipal de Saúde está agilizando consultas preventivas e a população está sendo chamada para eventos de conscientização e prevenção. “Todas as Unidades de Saúde estão enfeitadas para lembrar as mulheres da importância da prevenção e nossos funcionários tem trabalhado com o laço rosa símbolo da campanha. Nossa Igreja Matriz, atualmente Santuário Bom Jesus, nosso maior ponto turístico, recebeu uma iluminação rosa em homenagem a Campanha”, informou a Secretária Luciana Nazar Arantes (foto).
A importância do diagnóstico precoce
Infelizmente, o câncer de mama vem atingindo cada vez mais as jovens e é o tipo de doença que mais mata mulheres no Brasil. Portanto, pelo menos o autoexame deveria ser rotineiro na vida de toda mulher, enquanto a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos, e até antes ou com mais frequência, dependendo do critério médico. “O câncer de mama é uma patologia que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada e diminui a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia”, lembra a Secretária de Saúde.
Estima-se um crescimento de 5 a 10% de incidência deste tipo de câncer nos últimos 10 anos. Provavelmente uma a cada 10 mulheres tem ou terá câncer de mama, contudo, as taxas de cura são bem altas, 95%, quando a doença vem a ser precocemente diagnosticada e esta é a importância da campanha Outubro Rosa.