O estoque de medicamentos analgésicos, bloqueadores musculares e sedativos, utilizados para a intubação de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva – UTI, está crítico na maior parte do Brasil. A demanda crescente de pacientes que apresentam a forma mais grave da Covid-19 está levando unidades de saúde a conviver com mais esse grande problema. Aqui em Batatais a Santa Casa de Batatais também está com estoque de insumos de sedação acabando, não por falta de prevenção, segundo a Provedora Nilla Macedo, mas porque vários pedidos foram cancelados. “Temos feito um ‘trabalho de formiguinha’. Nessa semana suspendemos as cirurgias eletivas, que não possuem urgência, porque esses insumos de sedação que são usados na Ala Covid, também são usados para cirurgias. Então, por esse motivo foram reservados alguns insumos de sedação para cirurgias de emergência e os outros para a Ala Covid. Existe a previsão de recebimento de um lote grande e esperamos que se concretize a entrega rapidamente”, afirmou.
A respeito da disponibilidade de oxigênio, outro problema sério vivido em diversas regiões brasileiras, Nilla informou que também é algo que preocupa, apesar da reposição que ainda se mantém regular. “Temos monitorado o consumo diversas vezes ao dia. Mantemos contratos com a empresa especializada, que tem cumprido rigorosamente as entregas e garantindo que vão manter. Nosso tanque de armazenamento é muito grande, mas a atenção é redobrada”, disse a Provedora.
Diante do aumento do número de casos graves de Covid, a ACE Batatais está realizando uma Campanha junto aos empresários para levantar recursos para o Hospital. Segundo Nilla, atualmente não é possível abrir mais leitos em função, primeiramente, pela questão de equipamentos necessários para uma UTI-Covid, que é um respirador, um monitor multiparâmetro e quatro bombas de infusão, sendo o básico para abrir um novo leito, o que fica em torno de R$ 130 mil. “A ACE se sensibilizou e está fazendo uma campanha para nos ajudar a comprar dois respiradores e também estamos pedindo para as empresas que possam contribuir e elas têm ajudado bastante, tendo em vista a necessidade de leitos de UTI-Covid, sendo que na região existe uma fila de mais de 150 pessoas aguardando vaga, o que é muito preocupante. Então, quem puder nos ajudar, deposite na conta que a ACE está divulgando ou pode nos procurar também. Qualquer quantia é extremamente bem-vinda”, concluiu.
As doações podem ser feitas pelo PIX: 44945362000199 ou depósito no Banco 756, agência 4277, conta corrente 12.585-7, em favor da Santa Casa de Batatais. O CNPJ é 44945962000199.